quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vozes de Chernobyl


Há livros que são verdadeiros murros no estômago. Vozes de Chernobyl é um conjunto de testemunhos de pessoas que viveram a catástrofe nuclear: pessoas de diferentes estratos sociais,  sexo, funções e vivências. Através dos relatos, percebem-se diferentes percepções e sentimentos: alguns com enfoque no amor (há dois relatos de mulheres tão fortes), outros mais racionais, outros a apelar à justiça, outros a desejar ardentemente o regresso do comunismo. 

Pouco sabia de Chernobyl (e tenho que ler mais sobre este acontecimento) e não tinha percepção dos valores políticos e sociais envolvidos; de como marcou o fim do homem soviético. É incrível como questões culturais marcam tanto o homem e o levem ao "suicídio" de uma forma tão abnegada. Sabia que a gestão da crise não tinha sido a melhor, mas desconhecia que tinha sido tão danosa e quase um crime contra a humanidade.

Gosto muito de ler livros de não-ficção sobre acontecimentos que marcaram a história da humanidade. Permitem-nos perceber mais sobre o mundo em que vivemos. 

2 comentários:

Jo disse...

Este entrou para a minha "lista" assim que recebi o mail em que constava das novidades. Deve ser incrível!

Liliana Pereira disse...

Fiquei com vontade de o ler. também sou adepta de não ficção. :)