sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sevilha | Sevilla




Nesta semana de férias, apeteceu-nos tirar 3 dias para uma escapadela europeia. Como ainda estou em processo de recuperação, optei por um destino para onde não fosse obrigatório ir de avião. E a escolha recaiu sobre Sevilha e Córdoba. São cidades maravilhosas. 

SEVILHA

Sevilha é uma daquelas cidades em que é bom deambular sem pressas pelas ruas. Observar os edifícios que são todos magníficos. Uma cidade muito limpa, onde o património é muito bem preservado e enquadrado. Por exemplo, estão ainda em uso muitos dos canais de rega mouros. É uma cidade com vida e ritmo, sobretudo à noite. Há muita gente a andar de bicicleta e patins em linha. É bom passear pelo centro, pelo bairro judeu, perder-se pelas ruas. A comida é bem melhor do que em Barcelona e um pouco mais acessível. As gelatarias abundam mas os gelados não são nada excepcionais (para quem amou os de Itália). E há imensas charetes a cavalo para passear: é lindo!

Optámos por um percurso mais tranquilo, até porque viajámos com uma criança. 

A Praça de Espanha é realmente uma das mais belas praças que eu já vi. Dá mesmo vontade de sentar, relaxar e observar tudo à nossa volta. É mesmo envolvente. A praça tem 2 torres, muitos azulejos maravilhosos, uma praça central e ainda um canal com pontes no qual podemos andar num barquinho a remos. É muito giro mesmo. A Praça de Espanha está enquadrada no Parque Maria Luísa, que tem recantos muito giros, como um lago com (muitos) patos, fontes de inspiração moura, jardins, uns melhores tratados do que outros.







A Catedral de Sevilha é Património da Humanidade e associa vários estilos de arquitectura. Merece a visita (8 euros cada adulto e inclui a subida à Giralda ), pela arquitectura, pelo retábulo excepcional feito com milhares de quilos de ouro, o túmulo de Cristóvão Colombo e alguns tesouros. As vistas a partir do topo da Giralda são excepcionais. Mas subir a puxar um carrinho de bebé, com um Simão a dormir, foi dose.






O Palácio da Condessa de Lebrija foi uma desilusão. Apenas comprei bilhete para o piso de baixo (5€) mas arrependi-me. Dá-se a volta em poucos minutos e apesar de ter realmente uns mosaicos bonitos e com interesse histórico, nada que não tivesse já apreciado noutros lados. Não recomendo.


O último dia foi dedicado à Isla Mágica, porque tentamos sempre ir a parques infantis e de diversões para o Simão apreciar também a viagem. Não me arrependi de ir conhecer a Isla Mágica, mas achei caro (29€ adultos) para a variedade e qualidade da oferta. Aquilo preciso urgentemente de umas obras. Está mesmo com mau aspecto: tinta a lascar, ferrugem por todo o lado, toldos rotos, cogumelos a crescer nas placas indicativas, etc. Fiquei mesmo má impressionada com o parque. Fui ao Magikland em Penafiel este verão e achei muito melhor! Mas dou os parabéns aos técnicos de marketing da Isla Mágica. E claro que para comer, a única coisa disponível são hamburguers e cachorros quentes...


2 comentários:

AMOR XXS disse...

Adorei Sevilha mas também fiquei desiludida com a Isla Mágica.

♥Cat disse...

Fui a Sevilha no ano passado e adorei!
Estive na Praça de Espanha, na Catedral e não fui ao Palácio da Condessa de Lebrija. Tudo o que vi gostei. Fartei-me de passear.
Claro que também tirei um dia para a Isla Mágica e diverti-me a valer!