sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A minha singela opinião

Aquilo que eu mais gosto nesta fase são as teorias de educação. ADORO! Servem para tudo principalmente ficar de olhos em bico e rir-me com algumas estupidezes. Mas a verdade é que estão na moda. E alguns pais antes de dizer uma palavra ao filho, têm de consultar a sua Bíblia. E espontaneidade? Nós é que conhecemos o bicho, certo? E cada criança é diferente, não? E erros toda a gente faz, certo? pois educar é um processo bilateral: educamos os filhos a tornarem-se crianças e adultos saudáveis e eles educam-nos a ser pais.

E não gosto de generalizações baratas. E incutir culpas aos pais por as crianças não serem crianças modelos. Sim, eu tento educar da melhor forma, tento ter mão nele, mas o Simão é uma criança com muita vitalidade e sede de descoberta. E sim, não faço certas coisas porque sei que seria insuportável para ele, para mim, e por respeito às pessoas que estão no mesmo local.

É muito difícil ter o Simão sentado numa cadeira à mesa durante 1h30 num restaurante sem ele querer mexer em tudo, saltar da cadeira e falar alto. Por isso mudei alguns hábitos, porque também respeito as outras pessoas que vão a locais giros para descontrair e não têm de levar com o meu pestinha. Eu devia conseguir mudar isso? Quando tiver mais idade, tudo bem, mas agora considero o comportamento normal de uma criança com 14 meses (o que não quer dizer que não seja normal haver crianças que consigam entreter-se sozinhas na mesma situação)


Também eu deveria ir consultar a Bíblia do guru mais em voga, está visto…

4 comentários:

Saltos Altos Vermelhos disse...

Exactamente o que eu costumo dizer, cada criança é uma criança e não há modelos rigidos a seguir!

Fernanda disse...

Não, não mude nada. Tem toda a razão e, parece-me, muito bom senso. Alguns pais pensam, não pela sua própria cabeça, mas pelas antologias de alguns iluminados que na maior parte das vezes, nunca lidaram de perto, i.e. todos os dias, com uma criança, nem sequer são responsáveis pela sua educação. Sabe, Dina, parece-me, apesar da sua juventude, ser uma pessoa muito responsável e com muita maturidade que, por vezes, só a idade nos traz. Bj

Petra disse...

Detesto generalizações... cada coisa a seu tempo.
E é certo que uma criança com 14 mêses não percebe o sentido de " barulho, incomodar, etc"...
Concordo com o que dizes, educá-los sim, mas de forma calma, criativa e sem se colar a bíblias.

Dina disse...

Fernanda: obrigada pelas suas palavras :)