quinta-feira, 2 de junho de 2011

Complot moderno


Há dois dias fui ao Jumbo fazer compras de frescos. Estava muita gente à volta dos morangos: havia embalagens de morangos portugueses e outros espanhóis, todos juntos. E toda a gente estava a ver quais eram os portugueses porque se recusavam a comprar produtos espanhóis por causa dos malditos pepinos.

Sem ser uma especialista, mas do que li sobre o assunto, a doença em questão é causada por uma bactéria transmitida por fezes animais. Sempre existiu e normalmente a maioria das pessoas quando entra em contacto com a bactéria, não desenvolve problemas nenhuns. Os mais sensíveis, como idosos e pessoas com o sistema imunitário em baixo é que podem ter mais problemas. Basta lavar bem os legumes, esfregando com a mão, descascá-lo ou cozê-los.
Desde que sou criança oiço os agricultores nacionais (portugueses e franceses) a queixarem-se dos produtos espanhóis, que lhes fazem concorrência desleal. Pois a mim parece-me que esta farça dos pepinos não é mais do que uma maneira de fazer com que os consumidores deixem de consumir produtos espanhóis e passam a comprar frutas e legumes locais. E parece que está a funcionar!! Quem é que acredita que a bactéria alojou-se só no pepino? E só espanhol? e que um doente que come normalmente e passado três dias se acha doente, se vá lembrar que foi do pepino, e que era precisamente espanhol? Pois, não me parece!

Acho que é uma maneira de boicotar produtos de Espanha. Ou então estamos a assistir à revolta dos alimentos, num filme de terror barato: depois das vacas, dos porcos, das aves, dos coelhos, dos peixes e agora dos pepinos!!

7 comentários:

Clara disse...

Pior e acho que isso ainda ninguém se lembrou, é que a bactéria só "atacou" numa determinada região alemã. E a Espanha não exporta pepinos apenas para a Alemanha...
Ontem já se dizia que a bactéria dos pepinos era diferente da encontrada nos cadáveres. O que é certo, esta história sempre me cheirou a esturro!!!

Lux disse...

Penso que tenha sido um caso mal avaliado pelas autoridade de saúde alemã, o que prejudicou em muito os agricultores espanhóis.
Espera só pela revolução dos tubérculos...

xoxo
Lux

Girl in the Clouds disse...

Nem está provado que seja dos pepinos, ou que o problema tenha sido do produtor!!

sakura disse...

Eu também sou da opinião de que tudo não passa de um complot contra os espanhóis, que perderam milhões de euros em exportaçõas.
E não falta muito para declararem que a Espanha também tem a corda ao pescoço em termos financeiros e tem de pedir ajuda ao FMI.
Os pepinos são só a ponta do iceberg...

Miss Star Pink disse...

Só sei que adoro pepinos e estou muito triste! :(

Cor do Sol disse...

Por aqui nem olho de onde vêm os alimentos, se houvesse portugueses comprava todos, nao havendo compro qualquer um. É sempre uma lotaria encontrar coisas mesmo boas. É mais um alarmismo, devemos ter sempre cuidado ao lavar alimentos pq essa bacteria vai existir sempre.

Girls' Things disse...

Sou bastante informada desta área e posso garantir que a E.coli sempre existiu. Aliás é essa bactéria que causa as gastroenterites. Neste caso é uma variante dessa bactéria que é perigosa!

Temos de ter cuidado isso já todos sabemos mas soar um alarme como se fosse um incêndio isso já é demais!!