quarta-feira, 8 de abril de 2009

Como escolher um protector solar


Este mês fui entrevistar um dermatologista para falarmos da prevenção do cancro de pele e melanoma.

Todos precisamos do sol para ser saudáveis. É através dele que fazemos a assimilação da vitamina D. E o sol tem um papel importantíssimo do nosso bem-estar psicológico. Mas devemos ter cuidado com os excessos. A maioria dos cancros de pele têm uma relação directa com a acumulação de sol e com as queimaduras solares que sofremos ao longo da vida. Se tivermos antecedentes (pessoais ou familiares) ou muitos sinais (mais de 50) temos que ter uma atenção redobrada.

Os primeiros cuidados têm a ver com a não exposição ao sol nas horas de maior calor (das 11h às 16h). Quando o fizer, use roupas claras, óculos escuros e chapéu com abas que protegem as orelhas. E claro usar protector solar. Mas não só quando estamos na praia. Também nos expomos aos raios solares quando caminhamos na rua, ao fazer desporto ao ar livre, etc. As radiações ultravioletas atravessam roupas levas e janelas...

Um estudo recente demostra que há maior incidência de cancros de pele em pessoas que usam protector solar. Porque pensam que estão protegidas mas o protector solar só está a retardar a queimadura! É preciso colocar protector solar uma hora antes de se expor e repetir a aplicação passado 2 horas.

Um bom protector solar tem (pelo menos):
  • Um índice de preotecção 30 para UVB

  • Um índice de protecção 4 para UVA
Verifique na composição do produto se concilia ecrãs físicos e ecrãs químicos. Titânio, zinco são exemplos de ecrãos físicos. É importante que contenha ecrãs físicos pois eles reflectem a energia, enquanto os químicos a absorvem. Cosmeticamente, estes protectores não são tão agradáveis mas são uma óptima opção, principalmente para crianças. Lembre-se que uma queimadura solar na infância duplica o risco de mais tarde desenvolver cancro de pele.

E claro, beba muita água, tenha uma alimentação saudável (muita fruta e vegetais e rica em anti-oxidantes) e pratique exercício físico. Tenho também cuidado com os níveis de stress.
Espero que estas dicas sejam úteis na altura de comprar o vosso protector solar. Afinal o verão está à porta...



1 comentário:

Laidita disse...

Eu tenho imenso cuidado porque sou muito sensivel! Tem mesmo de ser!