quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mais do que revolta, raiva pura



Acabei de ler o resumo não técnico da Avaliação de Impacte Ambiental da Barragem do Tua. Sinto nojo e revolta por estes senhores do Governo, da capital com certeza, que escreverem ironica e maliciosamente este documento. Mais uma vez querem fazer de Trás-os-montes a lixeira de Portugal. Vamos fazer uma barragem, vai ter impactos francamente negativos loco regional mas estes vão ser superados pelas vantagem francamente positivas que vai ter para o país!! Pois é bom para Lisboa e nós é que temos que levar com isso? Não importa a nossa qualidade de vida?! Claro que não, a gentinha trasmontana nunca importou para nada. Ah mas, vai melhor a qualidade do ar. De quem? Onde é que está a poluição naquele fim do mundo??

É um texto tão tendencioso e tão desligado da realidade que por lá se vive. Francamente revoltante. Vão potenciar o turismo? E quem o vai desenvolver este turismo? Os agricultores que vão ficar sem a terra (que nem tem valor orgânico segundo eles)? Os velhos de 70 anos que ficam por lá? Tretas. Tudo o que consta no documento são tretas.

Se Portugal fosse um país a sério, estes projectos nunca passariam da fase de devaneios políticos. Quem fala da barragem, fala por exemplo do acordo ortográfico. Parece que somos todos uns panhonhas! Fod* a nossa identidade cultural, a nossa história, o nosso património e nós deixamos. E os políticos dos concelhos afectados, o que estão a espera para se fazerem ouvir?!

Desculpem este desabafo cru mas estas coisas revoltem-me a sério. Cada vez mais tenho vergonha deste país.

1 comentário:

tatanita disse...

Por vezes tb sinto isso...vergonha de ser portuguesa :(