terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Andívias gratinadas


É um prato que gosto imenso mas que infelizmente faço poucas vezes porque é raro encontrar andívias de qualidade.

Primeiro, cozem-se as andívias em água e sal. Depois de estarem cozidas, escorrê-las bem escorridas num escorredor. Com a ajuda de um pano de cozinha ou papel absolvente espremer as andívias para retirar toda a água. Depois numa panela, colocar óleo e deixar aquecer. Pôr a fritar as andívias ligeiramente, virando-as a miúde. Só para apanhar umas cores. Esta etapa pode não ser feita, para evitar os fritos, mas as andívias ficam melhor. Escorrer.

Para cada andívia, num prato colocar: uma fatia de fiambre e na ponta uma fatia de emmental. Eu substitui-o por metade de uma fatia do queijo normal que compro fatiado. Enrolar a andívia e colocar numa travessa para o forno.

Para o molho (depende da quantidade de andívias, eu faço sempre a olho): bater um ovo. Acrescentar uma colher de café de farinha. Misturar. Azeite q.b. Sal. Pimenta. Um bocadinho de água de cozedura. Um pacote de natas. Misturar tudo e verter por cima das andívias. Depois é só pôr queijo ralado por cima das andívias e levar ao forno até o molho ficar tomado.

* A fotografia foi retirada daqui.

Sem comentários: