segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Spots testados em Lisboa

Dizem que quem trabalha na área das Relações Públicas e Marketing deveria estar imune ao charme destas técnicas. Mas sou uma rendida: mal vejo um artigo sobre um novo spot e já sei que um dia terei de ir experimentar. E, infelizmente, na maioria das vezes, os novos locais revelam-se uma verdadeira decepção...



Estas férias fui finalmente conhecer a Fábrica Lisboa, na Rua da Madalena. Trata-se de um pequeno café repleto de história. Nas paredes encontram-se inúmeros objectos que fizeram parte do quotidiano das nossas infâncias e foi interessante mostrá-los ao Simão, que não conhecia alguns deles... Fomos provar os croissants que são consideradas, por alguns, os melhores croissants franceses de Lisboa. Não sei se são os melhores, mas são mesmo muito bons. Provei o croissant com Nutella (verdadeira, espalhada de forma generosa) e o croissant de amêndoa. Pensei que me iam servir um croissant com meia dúzia de amêndoas por cima, mas toda a massa do croissant é de amêndoa, fazendo lembrar o recheio da Galette des rois. Adorei ambos! E as tartes de maçã e de amendoim tinham um aspecto divinal!


Fomos também experimentar o restaurante 9 ilhas, na Póvoa de Santa iria. Todos os nossos amigos diziam que era um restaurante com peixe e marisco fantástico, e as críticas online também são muito boas. Não sei se tivemos azar mas correu bastante mal. Estivemos à espera mais de 1h30 por pratos que estavam supostamente a sair e quando a comida finalmente chegou, vinha fria. O que acho inadmissível. Para minimizar as coisas, ofereceram-nos as sobremesas (que estavam deliciosas), mas não voltaremos a repetir a experiência.


E voltei aos meus éclairs favoritos em Lisboa. L´Éclair (na zona do Saldanha) tem uma oferta variada, com sabores requintados, que nos fazem babar e chorar por mais. O atendimento é cinco estrelas e a qualidade dos produtos irrepreensível. Aconselho mesmo a experiência. Os éclairs não são propriamente baratos (numa média de 3.50€ a unidade) mas valem o investimento. Todas as estações apresentam uma "colecção" diferente, o que nos dá o argumento perfeito para voltar regularmente..

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Gordura ou Ossos



O pequeno deixou de gostar do meu colo... Diz que prefere o do pai. Isso porque o pai "é gordo e tu tens ossos" (os ossos das minhas ancas incomodam-no). Mas há uma explicação muito simples, saída directamente daquela mente de 3 anos:

"o papá é gordo porque come chicha, tu só comes ossos (eu adoro e sou a única lá em casa a tirar a carne dos ossos) por isso é que ficas assim cheia de ossos. Mas fica a dúvida "afinal, não são só os cães que comem ossos? mamã, tu és um cão?"

Para o que haveria eu de estar guardada...

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Córdoba


A cidade de Córdoba situa-se a cerca de 120 km de Sevilha.  A estrada é boa e gratuita. Apaixonei-me por esta cidade mágica. O património está tão bem preservado: por exemplo, o parque de estacionamento em altura em que deixámos o carro estava "camuflado" dentro de muralhas. Tive muita pena de não usufruir dos Banhos mas não vínhamos com roupa adequada.



































Começámos o dia com a visita ao Alcázer de los Reyes Romanos, que conjuga vários estilos de arquitectura, desde vestígios romanos, visigodos e mouros. Podemos subir às torres, mas a magia do lugar prende-se com os jardins. São magníficos e muito bem tratados. Têm imensos recantos, cada jardim com o seu estilo, muitas fontes e lagos. O espaço é esplândido. E os jardins ainda são todos regados com os sistemas de rega mouros.


























A seguir fomos à Catedral Mesquita de Córdoba. Fiquei fascinada pelo lugar. Tive que me sentar e ficar a absorver toda  a magia daquele lugar. Há poucos sítios que têm o poder de nos fazer sentir assim, de nos envolver, de nos preencher. Há um sentimento de paz e de misticismo que não se consegue traduzir por palavras. Esta igreja foi inicialmente católica, depois moura (considerada a mais importante em determinada altura) e depois voltou a ser católica. Mas o mais impressionante (e raro, infelizmente) é que não houve uma destruição maciça dos traços da outra religião. Conseguiram construir em volta das marcas uns dos outros de forma sublime. Adorei mesmo e era porque já tinha o pequeno a berrar com fome, senão teria ficado lá bem mais tempo.



As ruas de Córdoba são muito giras e vale a pena deambular com calma pela cidade. A Famosa "Rua das Flores" é gira, mas é apenas uma rua com flores, nada de impressionante. O nosso passeio pela cidade levou-nos ao Templo Romano, mas é apenas o que está na foto.



Enquanto passeávamos e íamos vendo lojas de recordações, encontrámos o Museu da Inquisição. Ouvimos falar muitas vezes das mortes nas fogueiras, mas nunca ouvi falar de tantos instrumentos de tortura. O ambiente que se vive no Museu é extremamente pesado. O Museu é pequeno, escuro, e tem seis salas, com máquinas de tortura verdadeiras (só de pensar nas pessoas que perderam ali a vida, arrepio-me) e réplicas. Junto a cada máquina está uma descrição muito pormenorizada da tortura infligida (algumas não consegui ler na integral porque fiquei realmente enjoada) e imagens. Francamente recomendo a visita. Marca-nos mas acho que todos precisamos de ser confrontados com a realidade, até para aprender a não julgar tanto. Sim, falámos tanto da violência do Estado islâmico mas isto é mesmo repugnante,








Acabámos o dia a visitar a zona da Ponte Romana. Encontramos um parque infantil com uma retro-escavadora e os dois homens ficaram rendidos! Mas a cidade ainda tem muitos pontos de interesse para quem puder ficar mais tempo na cidade.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Leituras de início de outono

As últimas semanas têm sido ricas em boas leituras. As mais recentes foram três géneros de policiais, completamente diferentes, mas todos agradáveis leituras.



Os anagramas de Varsóvia - em 1940, os nazis isolam milhares de judeus num gueto em Varsóvia. Erik Cohen é um deles e passa a partilhar um apartamento com a sua sobrinha e o filho, Adam. Este aparece morto, com o corpo mutilado. E Erik quer perceber o que aconteceu... É um livro empolgante, com humor inteligente, que retrata o que aconteceu no Gueto. Retrata com genialidade as relações humanas em tempo de grande crise. É um livro brilhante. *****


Depois. Decorre um incêndio numa escola, em que Jenny e a sua mãe Grace ficam gravemente feridas. Grace fará tudo para descobrir quem provocou criminalmente aquele incêndio... É um livro contado de uma forma diferente do habitual, que nos consegue prender e envolver até às últimas páginas. ****


A Praia das Pétalas de Rosas surpreendeu-me pela positiva. Não é nada do que parece e reserva-nos surpresas a cada novo capítulo. Depois de quinze anos de um grande amor e de um casamento perfeito, Scott, o marido de Tamia, é acusado de um crime horrendo... Não pensem que se trate de mais um romance "cor-de-rosa": vai muito mais além. Faz-nos pensar sobre as relações amorosas e muitas das nossas vivências. *****

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Animação diária



Este pequeno tem respostas cada vez mais engraçadas e conversas cada vez mais inesperadas. 

Esta manhã, chegou à casa de banho meio a dormir, baixou as calças do pijama e sentou-se no bacio. De repente, diz entusiasmado "mamã, mamã. Olha para isto, olha para as minhas pernas. Tantos pelos. Tens que me emprestar a tua máquina para os arrancar"... 

Pronto, arrumei a depiladora numa gaveta mais alta, na esperança de que não haja experiências novas cá por casa nos próximos dias....

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sevilha | Sevilla




Nesta semana de férias, apeteceu-nos tirar 3 dias para uma escapadela europeia. Como ainda estou em processo de recuperação, optei por um destino para onde não fosse obrigatório ir de avião. E a escolha recaiu sobre Sevilha e Córdoba. São cidades maravilhosas. 

SEVILHA

Sevilha é uma daquelas cidades em que é bom deambular sem pressas pelas ruas. Observar os edifícios que são todos magníficos. Uma cidade muito limpa, onde o património é muito bem preservado e enquadrado. Por exemplo, estão ainda em uso muitos dos canais de rega mouros. É uma cidade com vida e ritmo, sobretudo à noite. Há muita gente a andar de bicicleta e patins em linha. É bom passear pelo centro, pelo bairro judeu, perder-se pelas ruas. A comida é bem melhor do que em Barcelona e um pouco mais acessível. As gelatarias abundam mas os gelados não são nada excepcionais (para quem amou os de Itália). E há imensas charetes a cavalo para passear: é lindo!

Optámos por um percurso mais tranquilo, até porque viajámos com uma criança. 

A Praça de Espanha é realmente uma das mais belas praças que eu já vi. Dá mesmo vontade de sentar, relaxar e observar tudo à nossa volta. É mesmo envolvente. A praça tem 2 torres, muitos azulejos maravilhosos, uma praça central e ainda um canal com pontes no qual podemos andar num barquinho a remos. É muito giro mesmo. A Praça de Espanha está enquadrada no Parque Maria Luísa, que tem recantos muito giros, como um lago com (muitos) patos, fontes de inspiração moura, jardins, uns melhores tratados do que outros.







A Catedral de Sevilha é Património da Humanidade e associa vários estilos de arquitectura. Merece a visita (8 euros cada adulto e inclui a subida à Giralda ), pela arquitectura, pelo retábulo excepcional feito com milhares de quilos de ouro, o túmulo de Cristóvão Colombo e alguns tesouros. As vistas a partir do topo da Giralda são excepcionais. Mas subir a puxar um carrinho de bebé, com um Simão a dormir, foi dose.






O Palácio da Condessa de Lebrija foi uma desilusão. Apenas comprei bilhete para o piso de baixo (5€) mas arrependi-me. Dá-se a volta em poucos minutos e apesar de ter realmente uns mosaicos bonitos e com interesse histórico, nada que não tivesse já apreciado noutros lados. Não recomendo.


O último dia foi dedicado à Isla Mágica, porque tentamos sempre ir a parques infantis e de diversões para o Simão apreciar também a viagem. Não me arrependi de ir conhecer a Isla Mágica, mas achei caro (29€ adultos) para a variedade e qualidade da oferta. Aquilo preciso urgentemente de umas obras. Está mesmo com mau aspecto: tinta a lascar, ferrugem por todo o lado, toldos rotos, cogumelos a crescer nas placas indicativas, etc. Fiquei mesmo má impressionada com o parque. Fui ao Magikland em Penafiel este verão e achei muito melhor! Mas dou os parabéns aos técnicos de marketing da Isla Mágica. E claro que para comer, a única coisa disponível são hamburguers e cachorros quentes...