terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Uma coluna de Fogo | Ken Follett


Ken Follett não precisa de apresentações. Li os livros todos dele publicados em Portugal. E tanto nos thrillers/ policiais como nos romances históricos, ele é um mestre (ok, há ali uns dois ou três livros que não são tão bons). Há alguns anos fiquei encantada com os Pilares da Terra e o Mundo sem Fim, pelo que não poderia perder o regresso aos palcos de Kingsbridge. E não poderia ter começado melhor o ano!

Em 1558, Ned Willard regressa a Kingsbridge e depara-se com o cenário de ódio entre religiões, que divide os católicos e os protestantes. O livro retrata de forma magistral questões históricas, como a subida ao trono de Isabel Tudor e os planos de conspiração contra ela, as perseguições religiosas, e o amor entre o protestante Ned e Margery Fitzgerald, católica fervorosa. Uma Coluna de Fogo mostra-nos a dedicação de homens e mulheres à luta pela liberdade de cada um poder rezar a Deus como bem quiser. 

O livro fala-nos de tolerância, de extremismo, traição, de serviços secretos, de amor,... Faz-nos pensar muito sobre a religião cristã, e lembra-nos que não é nenhum exemplo de paz e tolerância (e muitas vezes, muita gente se esquece do nosso passado quando aponta o dedo a outras religiões). 

Este é um romance histórico excepcional, que retrata a sua época com crueza e brilhantismo. São quase 800 páginas, mas ficamos presos até ao fim. É uma grande obra a não perder!

Sem comentários: