quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Começar o ano em grande


Ano novo, vida nova... mas problemas antigos. Com o novo ano, chega sempre a sensação de um novo ciclo, de novas oportunidades. Muita gente aproveita para planear mudanças na sua vida e faz várias resoluções para o ano que se inicia. Mas o mais importante é ser sensato e fazer planos plausíveis, senão vamos sentir-nos frustrados e isso é contraproducente. Ficam aqui algumas pequenas mudanças que se podem implementar neste início de 2018...

1. Planear mudanças realizáveis. Não vale a pena decidir ir ao ginásio todos os dias se sabemos que só vamos conseguir ir algumas vezes por semana. Mais vale colocar-nos metas mais sensatas, e depois superá-las. Nada de dietas super restritivas que não vão chegar ao final desta semana. 

2. Livrar-se do supérfluo. Ao longo do tempo, vamos acumulando objectos que já não usamos e que só ocupam espaço. Porque não aproveitar o início do ano para limpar armários e separar roupa que já não vestimos há anos (mas que continuam ali porque nunca se sabe se um dia o voltaremos a vestir...), e brinquedos que as crianças já não usam, principalmente agora que receberam novos no Natal? Até podemos doar o que ainda estiver em bom estado a amigos ou associações de solidariedade social. 

3. Limpar redes sociais de conhecidos e amigos com quem não temos assim tanta ligação e que têm uma aura negra. Por vezes precisamos de afastar algumas pessoas...

4. Renovar produtos de cosmética. A maquilhagem e os cremes também têm validade. Muitas vezes vamos comprando produtos que depois nem usamos e vamos acumulando imensa coisa e afinal usamos sempre os mesmos poucos produtos. Toca a fazer a separação daquilo que realmente usamos. 

5. Renovar a nossa casa. Em breve vamos arrumar a decoração de natal, o que pode ser uma óptima oportunidade para renovar o interior da nossa casa. Podemos não mudar móveis ou pintar paredes, mas há pequenas mudanças que fazem toda a diferença: trocar almofadas, colocar uns quadros novos ou pequenos objectos de decoração novos, etc. É importante sentirmos-nos bem em casa.

6. Ser mais flexível. Com os outros, mas principalmente connosco mesmo. Ninguém é perfeito e a procura da perfeição só traz frustração. Sim, temos defeitos, uns quilos a mais, celulite, falhamos por vezes... é normal. E aprender a lidar com a imperfeição faz de nós pessoas bem mais felizes. 

3 comentários:

Gelatina de morango disse...

Belas sugestões para pôr em prática. Ando especialmente empenhada em livrar-me do supérfluo e em renovar a casa. É tão libertador!
Beijinho e bom ano para ti, Dina!

Dina disse...

Gelatina de Morango: Bom ano também para ti! Beijinhos grandes

Mel disse...

Adorei as tuas resoluções! que seja um bom ano para ti e para a tua família cheio de (im)perfeições que nos ajudam a ser melhores!! bjos doces