quinta-feira, 30 de junho de 2016

Testado e aprovado - Ultra Suave Leite Nutritivo Azeitona Mítica


Tenho uma pele muito seca e preciso mesmo de a hidratar diariamente. No outro dia, passava no supermercado e fui ver as novidades no corredor dos cremes hidratantes. E comecei a cheirar os novos cremes da Ultra Suave e só dava vontade de os comer à colherada. Cheiram maravilhosamente  bem (este de azeitona e o de aveia ocupam o topo das minhas preferências). A hidratação é boa, mas a absorção não é a ideal. Continuo a preferir o meu creme da Babaria com óleo de amêndoa doce. Mas a minha pele é muito exigente, por isso, pode ser que peles mais normais adorem este creme. A verdade é que a pele fica cheirosa durante muito tempo... Já disse que adoro o cheiro?

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Comer de forma mais saudável



Comer mais saudável pode ser mais simples do que parece. A primeira regra é fazer substituições: massa, arroz e pão integral em vez dos "brancos", água em vez de refrigerantes e sumos, iogurtes e leite magro, etc. A minha aposta também recai mais nos grelhados em vez de guisados e fritos, claro!

Tenho um grelhador elétrico há muitos anos. A verdade é que é fantástico para carne de vitela e porco, mas o peito de frango grelhado ficava demasiado ressequido. A melhor compra que fiz para a dieta é um destes grelhadores como o da foto: os peitos de frango e bifes de peru ficam deliciosos. E não, não é comida desenxabida. O truque é temperar bem e com alguma antecedência: sal, pimenta, alho, alecrim, sumo de limão... e grelhar num destes grelhadores. Também dá para fazer legumes e fruta grelhadas e ficam fantásticos. Também passei a grelhar mais peixe: salmão, dourada e robalo. Há mudanças pequenas e simples que fazem toda a diferença.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Do fim-de-semana prolongado





Este fim-de-semana rumámos ao Algarve. Não somos pessoas de tirar quinze dias de férias para aproveitar a praia: somos mais de cidade. Mas gostamos de tirar um fim-de-semana prolongado para gozar momentos de puro relaxamento em família, em que as nossas únicas preocupações é renovar o protector solar e saber que gelado vamos comer a seguir.

Desta vez fomos até Albufeira. Não conhecíamos ainda esta zona do Algarve e foi uma agradável surpresa. Ficámos hospedados no Luna Alpinus, em apartotel, em regime de meia pensão. Admito que estava com receio devido a alguns comentários menos positivos, mas superou as expectativas! O apartamento estava bem equipado, decorado com bom gosto e tinha ar de "novo". A solução de apartamento e meia pensão permitiu-nos desfrutar do melhor de dois mundos: tomámos um bom pequeno-almoço, preparava o pique-nique para a praia e à noite não me preocupava onde ir jantar. Aproveitámos a praia da Rochinha e foi maravilhoso: água quente, arraial enorme e sossegado: uma verdadeira maravilha. Ainda deu para aproveitar as piscinas do hotel e os espectáculos nocturnos (o pequeno deve a coragem de ter uma cobra ao pescoço).

Ontem, decidimos à última hora ir ao Zoomarine: e foi uma fantástica opção. O parque está muito bem tratado (a Isla Mágica ao lado parece uma ruína): tem casas de banho em todos os cantos (muito importante para quem viaja com crianças) e parque de merendas. Adorámos os jogos de água, as piscinas e as atrações. O Simão, dos seus 4 anos, adorou a montanha russa e os escorregas assustadores. Estou tramada com o miúdo. O espectáculo de golfinhos ficou aquém das expectativas: acho o do Zoo de Lisboa bem melhor conseguido e interactivo. Mas gostámos muito do Aquário e do espectáculo dos piratas. Acho que o pequeno criou uma nova paixão por peixes: tudo por causa do Nemo.

Estamos prontos para encarar as próximas 3 semanas de trabalho, antes de rumar ao norte do país, para as férias na aldeia. 

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Panquecas de Aveia e Centeio


Ando sempre à procura de receitas novas. Gosto imenso das panquecas de aveia, mas estas também são deliciosas. São altas e fofas. Lá em casa adoramos e gostamos de as comer com compota de fruta (tipo da dos bebés). 

Vão precisar de:

  • 100gr de farinha de aveia
  • 130gr de farinha de centeio
  • 300ml de leite (eu uso de vaca magro, mas podem usar de arroz, etc.)
  • 2 colheres de sopa de mel (ponho bem menos)
  • 2 ovos L
Juntar os ovos, o mel e o fermento e bater bem com uma vara de arames. Juntar os dois tipos de farinha. Juntar alternadamente o leite e as farinhas, por 3 vezes.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e fazer as panquecas. Deliciar-se ao pequeno-almoço ou ao lanche com os toppings preferidos. 




quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sugestão de leituras para a praia

 Os livros são óptimos companheiros: para almoços solitários, para viagens de comboio, para serões enroscados no sofá, para levar para a praia,... enfim, para quase todos os momentos há um livro ideal! Estes foram os últimos que li:



As Crónicas de Clifton acompanham a história de Harry Clifton desde os anos 20 até aos nossos dias. Depois de um primeiro volume excepcional, os dois seguintes, "Os pecados do pai" e "O segredo mais bem guardado", são bons mas não tão empolgantes. Mesmo assim recomendo a leitura principalmente para quem gosta do género que conta uma história familiar com apontamentos históricos. 


Adoro os livros de Luís Miguel Rocha (quem ainda não leu, por favor ir a correr ler a Bala Santa). Infelizmente um cancro levou demasiado cedo este autor português que tanto sucesso fez além-fronteiras. O que mais gosto dele é o ser humano excepcional que era. Acompanhava-o no Facebook onde publicava regularmente curiosidades sobre o Vaticano. Pelos vistos, nutria o desejo de publicar estas curiosidades em livro, o que a editora e família decidiu fazer após a sua morte. Enquanto apaixonada por estes temas e pelo autor, não poderia ter deixado de adquirir este. Não é ficção (são simplesmente factos)e é divido em curiosidades que se lêem muito bem, tornando-se num bom livro para quem ter curiosidade em conhecer mais pormenores sobre o Vaticano: os papas assassinados, os aposentos do Papa, as forças de segurança, etc. 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Quiche Fit


Começo a semana a partilhar uma receita fit e deliciosa: uma quiche sem massa. E não é linda e apetitosa?

Vão precisar de:

  • Um pimento e meio (usei verde e vermelho)
  • 250gr de bróculos cozidos (usei a olho)
  • 1 cebola
  • 3 ovos
  • 100 gr de farinha
  • 400ml de leite magro
  • 150 gr de cubos de fiambre (facultativo)
  • Sal e pimenta
Saltear os pimentos fatiados e a cebola picada cerca de 10 minutos numa frigideira anti-aderente. Num tacho, misturar farinha e ovos e acrescentar progressivamente o leite, sal e pimenta a gosto. Acrescentar o fiambre, os bróculos previamente cozidos, e a mistura de pimentos e cebola. Misturar. Verter tudo numa tarteira em silicone. Cozer cerca de 40 minutos a 180ºC. 
Servir com uma salada a gosto. 


terça-feira, 14 de junho de 2016

Comer bem

Decidi partilhar aqui alguns truques e receitas que aplico para uma alimentação saudável. Nada de produtos que só se encontram em lojas da especialidade. Nada de receitas estranhas com ingredientes dos quais nunca ouvimos falar. Coisas simples, básicas, que se encontram em qualquer supermercado. 

Hoje experimentei estes novos iogurtes com gelatina da Mimosa (os iogurtes Mimosa magro são os melhores em termos nutricionais - já sabem). Este tem uma camada de gelatina e outra de iogurte e tem apenas 17 calorias (por 100gr - cada pote tem 120gr). Diz que é sem gordura, sem açúcar adicionado e sem corantes. E de sabor é fantástico (ainda gosto mais destes do que os iogurtes de gelatina da Corpos Danone). Há duas variedades: maracujá (os que testei) e framboesa. 

São ideais para lanchinhos entre refeições (comi o meu a meio da manhã), para matar desejos de sobremesa ou ataques de fome nocturnos antes de ir para a cama. 



quarta-feira, 8 de junho de 2016

Fica a dica para os mais pequenos



Vi agora no blogue da Mini-Saia que a Zippy lançou uma linha de vestuário que é repelente a mosquitos. Para quem mora junto a um rio, onde os mosquitos são verdadeiras sanguessugas, esta é a notícia do ano! (se calhar até há outras marcas com linhas semelhantes). Pelos vistos garante uma protecção segura, sem insecticida, e é indicada a partir dos 6 meses de idade. Adorei as cores e o design, mas parece que só há tamanho disponível para os mais pequenos. Amuei. 




terça-feira, 7 de junho de 2016

12 semanas de Kayla Itsines


Já lá vão 12 semanas que sigo o programa da Kayla. Não sou a praticante mais exemplar, pois infelizmente é difícil conciliar horários de trabalho, vida familiar, e ainda ter tempo para treinar. Porque acredito que quem seguir todo o programa (intercalando corrida com os exercícios) consiga resultados formidáveis. E quem acompanha as redes sociais da Kayla, bem o sabe. Aqui vão alguns exemplos:

Eu poupo-vos a fotos da minha barriga, mas tenho a dizer que mesmo sem seguir completamente o programa tenho mais resistência física, o corpo mais definido (bem mais seco e mais rijo), mais força muscular. A roupa está mais folgada. Há 4 meses atrás, e depois da cirurgia, não conseguia fazer um abdominal. Nem um. Agora os treinos de abdominais são os mais fáceis para mim. Quando me punha em posição de prancha, caía ao chão. Não tinha força para me segurar. ontem já fiz 2 rondas de 36 comandos. Uma vitória pessoal para mim. 

Aconselho mesmo o programa a quem não tem tempo para ir regularmente ao ginásio ou para quem não tem orçamento para pagar uma mensalidade. E eu vou continuar a sofrer com a Kayla. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O dia do amor



Hoje celebra-se o Amor. Mais do que o dia de São Valentim, o dia 2 de junho marca a comemoração do amor e companheirismo. Os meus pais casaram no dia 2 de junho de 1961 (e só não casei também nesse dia por motivos profissionais). Não foi de todo uma relação perfeita. Mas foi um amor real. E dia 2 de junho, recordo sempre e celebro esta união de cão e gato, sempre um contra ao outro, mas que superou todas as adversidades. Sempre juntos. Traições, emigração, morte de um filho e doenças. Construíram um clã muito forte. E estiveram juntos até ao fim. Era um companheirismo a sério. E hoje a noite hei-de brindar ao amor, a este amor especial que me viu nascer...