segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Decoração de paredes




Tinha uma parede da sala vazia desde que comprei a casa. Nunca encontrei nada que me enchesse as medidas e que se enquadrasse com a decoração já presente. Há meses que tenho pensado num sticker mas os poucos que gostava eram demasiados caros (quase 100 euros para um sticker médio, não obrigada). 

Vi os trabalhos da Pretty Happy Stuff e gostei imenso: nuvens, bolas, setas, e tantos outros motivos, para preencher uma parede de forma original. O melhor é que fazem o motivo que queremos: e são super acessíveis e simpáticas na hora de acertar pormenores. Sou daquelas pessoas super cépticas a comprar coisas pela net, mas correu lindamente e o processo foi muito rápido. O sticker aplica-se muito facilmente, é muito prático e a impressão é fantástica. E o preço é muito acessível. Adorei o resultado. Recomendo. 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016


Hoje o meu pai faria anos. Após tantos anos, a ausência dele ainda dói a um nível físico. Sinto tantas saudades dele. 

Mas hoje é, e será sempre, um dia de celebrar a vida. A vida de um homem que me ensinou tudo e que me amou tanto. Hoje é dia de brindar em nome dele e de sorrir e de amar esta vida como ele sempre amou. Hoje lembro-me particularmente do ano em que festejou o seu aniversário no Hospital de Coimbra. Recordo-me daquele sorriso, daquela felicidade infantil em que passeava pelos corredores com os balões que os enfermeiros lhe ataram ao suporte do soro. Aquele olhar apaixonado pela vida quando fez as enfermeiras todas cantarem-lhe os parabéns e bater palmas. 

Hoje apesar das lágrimas de saudades, é um dia muito feliz.

Top, Top, Top


Este livro é fenomenal. Um dos melhores policiais que li nos últimos tempos. É altamente viciante, por isso cuidado com paragens de comboio, comida no fogão, porque se pegarem neste livro estão a dois passos de fazer asneira. 

Nunca leio um livro de uma série sem começar pelo primeiro. Mas desta vez distraí-me. No entanto, vou já procurar os outros dois livros da autora, Tríptico e Fraturado. 

Génesis relata uma investigação muito peculiar. Uma mulher com graves sinais de tortura é atropelada por um casal. O agente especial Will Trent descobre uma macabra caverna perto da cena do crime e a partir daí começa uma caça ao homem alucinante. O livro está mesmo bem escrito e as personagens bem construídas. A escrita é tão realista que até me arrepiei com algumas descrições. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Do fim-de-semana






Para manter a minha sanidade mental, tento encontrar actividades diferentes para todos os fins-de-semana. Gosto de experimentar coisas novas, aproveitar os amigos e passar bons momentos em família.

Apesar do frio, a chuva deu-nos tréguas para podermos aproveitar o ar livre. O pequeno matou saudades do skate. Este miúdo tem uma pancada para tudo o que é radical. Descobriu no sábado uma nova paixão: parcour. Sim, eu sei, tenho de procurar um bom seguro de saúde. Este sábado, ficou já com uma unha negra. 

Enquanto o pai trabalhava, fizemos um balde de pipocas e vimos a nossa primeira sessão de cinema em casa. Soube tão bem. Adoro ver como o meu bebé está um verdadeiro crescido. E vive tão intensamente as histórias. 

No Domingo, fomos conhecer o Rodinhas Park, no Prior Velho. É um parque de diversão, com insuflável, uns circuitos, campo de futebol e uma pista para bicicletas e outros veículos de quatro rodas. As crianças são acompanhados por monitores muito simpáticos. Tem mesmo bom ar. Uma hora de brincadeira custa 4,5€. E é uma óptima opção para tirar os miúdos de casa em dias de frio e chuva. O espaço tem bar para os pais que não queiram estar sempre a olhar pelas crias. Também fazem lá festas de anos e o Rodinhas Park está na minha lista para o aniversário deste ano. 




Ah e pronto o Simão teve uma nova experiência (não, não atirem já a matar!!): experimentou coca-cola zero pela primeira vez. Delirou! Estou verdadeiramente tramada. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Sugestões das boas

Há quem leia apenas no verão, quando está de férias à beira da piscina ou na praia. Comigo noto que leio mais no inverno, nas longas tardes de chuva quando a cria dorme, e à noite, enroscada numa manta no sofá, enquanto o homem vê os seus programas no Discovery (até porque com o Simão ficar estendida na toalha sossegada é impossível!) E o ano começou com dois livros muito bons.

Numa das newsletters que recebo da Wook, o livro "os Pecados do Pai" chamou-me a atenção e percebi que fazia parte de uma saga. Portanto, procurei o primeiro volume"Só o tempo dirá" e não me arrependi. É um romance com apontamentos históricos interessantes, de uma leitura fluída e cativante, e personagens ricas. O livro narra a vida de Harry Clifton desde os anos 20 até aos anos 40, em Inglaterra. Harry nunca conheceu o pai e é criado pela mãe, tio e avós. Uma bolsa de estudo faz com que a sua vida mude, principalmente quando descobre a verdade sobre o pai. Aconselho vivamente este livro e estou ansiosa por pegar no segundo volume.


Quando soube que este livro seria publicado fiquei entusiamada. Falou-se que a companheira de Stieg Larsson, depois de ele falecer, iria publicar o quatro livro da saga Millenium que o autor já tinha iniciado. Afinal, quem o publicou foi David Lagercrantz, sem o consentimento da esposa. Mesmo assim, não resisti e li o livro. No início foi uma leitura um pouco penosa: não sei se foi porque não encontrava ali os toques de Larsson. Mas depois, a leitura ganha vida e ritmo, a história está bem estruturada e tornou-se altamente viciante! Neste livro, reencontramos Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist, para uma aventura que alia homicídios, génios da computação e da matemática, violência e vingança. Recomendo!




terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Estar casado com a profissão


A classe da polícia é uma das que sofre mais divórcios, e infelizmente percebo perfeitamente as razões. Não é fácil lidar em casa com um PSP e há dias em que se torna completamente impossível. Já nem vou falar das condições de trabalho e dos possíveis problemas com chefias, compensações monetárias, etc. Aquele trabalho afecta-os. O meu marido mudou radicalmente desde que entrou para a patrulha. Já era uma pessoa que não deixava transparecer os problemas: prefere interiorizá-los e depois descarrega a pressão da pior forma. Há serviços que os marcam muito (violências domésticas, mortes, maus tratos a crianças e idosos, etc.). Combinando isso com mudanças de turnos à última da hora que os fazem estar mais de 24 horas acordados, a mistura é explosiva.

Cá em casa, ele fica muito irritado, e então qualquer coisa é motivo para reclamar. E isso cansa-me. Por mais compreensiva que possa tentar ser, cansa-me e afecta-me e não consigo abstrair-me. Por mais difícil que possa ser, há de deixar os problemas do trabalho à porta. Podemos falar sobre eles, claro. Mas não deixar que afectem toda uma família. E depois o mais pequeno sente aquela agressividade patente e faz ainda pior. E dá sempre discussão. E ele não admite que ele é que estava com uma atitude péssima... Dizem que quando casamos, casamos também com toda a família.... e eu também casei com uma profissão que não é a minha. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

primeiros dias de 2016...





Comecei o ano em Trás-os-Montes a comer passas, beber cidra, bater tachos e ver o fogo de artifício (e estava na aldeia!). O tempo por lá tem um ritmo próprio: a tranquilidade e a paz impregna-se em nós. Vivemos mais relaxados. O Simão não queria voltar. Quando lhe expliquei que "a nossa vida está toda em Lisboa", simplesmente respondeu "então, trazemos a nossa vida para cá". Adorou ir buscar lenha, pôr paus na fogueira, andar de carrinha e de tractor. Nunca tinha estado em terras transmontanas em pleno inverno, com temperaturas tão amenas. Ainda deu para dar uns breves passeios, ler à lareira e comer muito!!! Enfim, comecei o ano a ser feliz...