quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Viagens de sonho

Se houver saúde, a partir deste ano quero investir à sério numa das minhas paixões: viajar. Até agora a vida não me deu muitas oportunidades. Quando comecei a trabalhar o dinheiro não era abundante; depois casei e comprei casa, depois com a doença do meu pai decidi passar todos os momentos com ele. Quando engravidei passei 9 meses sem poder viajar, nem sequer podia ir de carro até Sintra. Depois nasceu o Simão e nunca achei oportuno levá-lo para muito longe (apesar que estes últimos anos terem sido ricos em escapadinhas em Portugal). O ano passado foi ano de comprar carro e por isso espero que 2015 comece a marcar uma viragem na frequência de viagens.

Por enquanto, as minhas viagens resumem-se a Madeira, Luxemburgo, Roma, Veneza e Florença. Paris é a minha vila natal, por isso não conta.

Portanto, já elaborei a minha lista de viagens a fazer. E tenciono cumprir à risca (fosse eu tão motivada para as resoluções ligadas ao aumento da minha actividade física e estaria com um corpo de meter inveja)


  • Barcelona - o ano passado tivemos que cancelar mas a viagem já está marcada para Maio deste ano. Todas as dicas são bem-vindas, principalmente de tascas e restaurantes.

  • Paris: quero muito dar a conhecer a minha cidade ao Luís e ao meu filho. E quero levá-lo à Eurodisney, que adoro, pelo que será viagem para 2017/2018, quando ele já conseguir aproveitar as atracções

  • Istambul. Foi uma cidade que sempre quis conhecer desde criança. Lembro-me de estar sentada nas aulas de história e sonhar acordada com esta terra de misturas. O seu passado histórico e cultural fascinam-me. Os destinos orientais não me chamam a atenção, mas Istambul é outra conversa.

  • Açores. A natureza e a genuinidade deste destino atraem-me e agora, com os voos low-cost, não me escapa.

  • Praga, Viena e Budapeste: estas cidades da Europa Central fascinam-me pela sua cultura e história. 

  • Costa italiana/ Toscana: sou uma apaixonada por Itália, em todos os sentidos. Depois de conhecer Roma, Florença e Veneza, quero descobrir a parte mais rural do país.

  • Ilhas gregas. As minhas férias no estrangeiro nunca são tranquilas, para me estender ao sol e vegetar. Por isso tenho medo que este destino me aborreça rapidamente. Mas acho que vale a pena por um fim-de-semana prolongado. Ou aguardo pela reforma

  • Moscovo e São Petersburgo - conheço pouca gente que partilhe este sonho, mas atrai-me o esplendor de uma antiga potência mundial, com uma cultura tão rica e tradições tão diferentes. 
  • Polónia - quero muito ir à Auschtwitz. Quer me conhece sabe porquê. Quero lá ir quando o Simão já souber compreender onde estamos e o que se lá passou. É importante para mim não deixar morrer a história, e para mim é como se fosse a minha missão eu ter que transmitir in loco a história aos meus descendentes.

  • Amesterdão - É daqueles destinos de fim-de-semana 

  • Bruges - É uma daquelas cidades que me retratam e que me transmitem uma paz enorme.

  • Croácia - Quando estive em Itália, vi um outdoor de promoção deste destino no metro e fiquei a babar. Desde essa altura, faz parte das minhas viagens de sonho.
Olhando assim, dou-me conta que a minha curiosidade pelo mundo se restringe quase unicamente à Europa: é estranho e invulgar. Não sei se faz de mim uma pessoa de horizontes limitados, mas sempre tive uma grande paixão pelo nosso continente, que, como destino, tem tudo: cultura, história, povos acolhedores, paisagens arrebatadoras, praias lindíssimas. 

Tenho 3 "medos" na vida: ela ser demasiada curta para ler todos os livros que quero ler, visitar todos os destinos que quero ver e não ver crescer o meu filho.

E vocês, quais são as vossas viagens de sonho?


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

La Pharmacia



Apesar de não ser um restaurante novo, só este fim-de-semana tive oportunidade de ir ao restaurante La Pharmacia. A decoração é fantástica: o restaurante faz parte das instalações da ANF (Associação Nacional das Farmácias) e toda a decoração está relacionada com o mundo farmacêutico. A qualidade da comida é fantástica. O nosso menu, Cloreto de Ferro, incluía: Salada de Espargos, Tangerina, Mel e Vinagre Balsâmico; Abrás de Camarão; Vieiras à Bulhão Pato com Massa Fresca; Salada de Grão e Bacalhau, Puré de Cenoura Algarvio e Pimentos Assados; Pica-Pau do Lombo; Prego da Vazia em Bolo do Caco, Cogumelos Portobello e Manteiga de Cebolinho. O prato de sobremesas era constituído por Leite creme de chocolate branco, Bolo de chocolate com doce de frutos vermelhos e natas e um Crumble de pêras. Estava tudo delicioso! E a simpatia da equipa era excepcional. O jantar ficou a 30€ por pessoa e pela qualidade do serviço achei bem acessível.

O digestivo foi servido num tudo de ensaio (daqueles usados para análise ao sangue) e a conta veio num frasco de análise à urina.

O restaurante tem também uma esplanada no jardim e quase se certeza que vou lá voltar na primavera. 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Relativizar



Uma das minhas resoluções para 2015 era serenar. Sempre fui uma pessoa demasiada impulsiva. Às vezes chego a pensar que é uma doença: alastra sem controlo. Sabemos que estamos a exagerar mas não conseguimos controlar a fúria. É um sentimento de impotência tão grande. 

Ainda estamos muito no início do ano, mas tenho conseguido relativizar muito mais. Sinto-me tão bem a viver calmamente, sem me enervar por tudo e por nada. Adoro esta paz que se reflecte nas pessoas à minha volta, principalmente o meu marido e filho.

Quando somos nós o problema nem sempre é fácil lutar contra o inimigo. Somos nós que nos causamos o nosso próprio mal. Não é fácil lutar. Mas é tão bom viver em paz, tranquila. E olhem que os primeiros dias de 2015 não têm sido fáceis por aqui. Espero continuar no bom caminho...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Devaneios de estilo


Há produtos de marca que parecem mais falsos em certas mulheres do que imitações noutras.

Com a minha profissão, lido com muita gente, e algumas das quais com bastante dinheiro. Mas é alucinante como algumas mulheres que ostentam marcas topo de gama, YSL, Chanel, etc., parecem trapos ambulantes. Definitivamente, as marcas não dão estilo, nem glamour. Uma colega de trabalho por outro lado só tem imitações (das boas). Mas quem olhar para aquela mulher jura que são verdadeiras, porque sabe vesti-las, tem estilo, sabe estar.

Nós não somos o que vestimos. Nós é que damos vida às peças. Por isso é que a mesma peça nunca cria o mesmo impacto quando é usado por duas mulheres diferentes. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Superprotecção


Tenho uns amigos que têm uma bebé de 7 meses. Nunca tinha estado tanto tempo com eles em casa e principalmente à noite, e os momentos que passei lá com eles deixaram-me perplexa.

Eu fui mãe de primeira viagem há relativamente pouco tempo, e também fiz coisas que agora olhando para trás, vejo que fui excessiva. Mas há pais que ultrapassam os limites.

Neste caso, os pais desinfectam tudo. Tudo o que a miúda toca ou possa tocar com as mãos ou boca. Isso inclui brinquedos (muitos já avariaram devido a esses processos de limpeza exaustivos), chão, roupas, almofadas de sofá, e afins. Não se pode fazer barulho nenhum, a miúda foi habituada ao silêncio absoluto para dormir, pelo que nem se pode por uma máquina de lavar loiça a lavar. E deixam a luz acessa para a miúda não ter medo. Não saem praticamente com ela desde que nasceu para não apanhar frio ou calor. Não vê gente nenhuma o que faz com que a miúda desata aos berros mal vê uma pessoa, ou ouve um cão a ladrar nas proximidades por exemplo. Habituaram-na a comer ao colo e a adormecer no carrinho de passeio.

Os excessos são sempre prejudiciais. Sempre. Não podemos cair na tentação de superproteger os mais pequenos: isso só cria só uma falsa sensação de segurança. Não é saudável. Eles têm que apreender o mundo com o bom e o mau que existe à nossa volta. 


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sentir-se bem por dentro


Muitas mulheres desprezam e desconhecem o verdadeiro poder da roupa interior. Sempre adorei lingerie. Não é bom olharmo-nos ao espelho e sentirmo-nos bonitas e desejáveis? Hoje em dia já se consegue lingerie bonita, confortável e a um preço acessível. Não há desculpas! Mas todas as mulheres deveriam investir um pouco de tempo e descobrir o seu verdadeiro tamanho de soutien. Todas conhecem o tamanho de roupa, de sapatos, etc., mas poucas sabem o verdadeiro tamanho de soutien. Não é incrível?

Pessoalmente, foi quando andava à procura de um corpete para o casamento, que o acaso me levou à Ela Lingerie no Saldanha (mas há outras lojas também fantásticas para isso). E os conselhos das funcionárias valeram ouro. Desde então sei exactamente qual o meu tamanho de costas, de copa, quais as características em que devo investir para o meu corpo, etc. 

A verdade é que podemos ter vestido uma peça de roupa fantástica, de bom corte, de uma grande marca, mas se a lingerie que está por debaixo não é a certa, não nos vai cair na perfeição. A lingerie faz tudo: no nosso bem-estar, auto-confiança, e ajuda a que a roupa nos assente de forma excepcional.

Aproveito sempre os saldos da H&M para comprar lingerie a metade do preço. É sempre uma óptima oportunidade, em peças que já são por si de óptima relação qualidade-preço.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sei que nunca serei uma bloguer "glamour"...


... quando o meu pequeno-almoço não é constituído por batidos multi-proteico, sumos com legumes, sementes de Chia, bagas, e cereais cujos nomes soam a terras distantes...

Sou adepta do tradicional café Mokambo com leite quente, pão ou torrada com manteiga e doce. Na loucura, também um sumo de laranja acabado de espremer. E não há nada que me dê mais prazer para começar bem o dia. Ah e adoro pequeno-almoço de hotel: o pequeno-almoço foi sempre a refeição que me deu mais prazer e ter à disposição petiscos gordurosos à distância de alguns passos , sem trabalho da minha parte, deixa o pequeno glutão que há em mim radiante!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

TOP Livros de 2014

2014 não foi muito rico em leituras, mas já foi muito melhor do que 2013.

As minhas melhores leituras de 2014 foram sem dúvidas as seguintes:





A bibliotecária de Auschwitz. Penso que já falei deste livro no blogue. É um livro a não perder. Não é apenas "mais um" livro sobre Auschwith. É cru, é mágico, é envolvente. É daquele que nos fazem sorrir na adversidade.



A trilogia As Faces de Victoria Bergman é do melhor que foi escrito nos últimos anos. Quem gostar de thrillers, por favor, não hesitem. Não se vão arrepender. É daquelas tramas que nos deixam em suspense; com uma escrita de mestre. Estou a aguardar pelo 3º volume cheia de expectativas (sai a 16 de Janeiro).

No Limiar da Eternidade. Trata-se do terceiro volume da triologia o Século de Ken Follett. Comecei-o em Dezembro mas ainda estou a lê-lo. Reli primeiro os dois primeiros volumes e digo-vos: vou ter saudades destas personagens. Óptima escolha para quem gosta de romances históricos envolventes.


Peguei neste livro porque muita gente falou dele. Mas é daqueles livros que começo com poucas expectativas. Mas revelou-se uma leitura deliciosa. Por natureza, não aprecio livros que abordam a temática do cancro, porque pouca gente consegue falar sobre o tema de uma forma natural, sem lágrimas forçadas, sem personagens "coitadinhas", com humor. Por isso, gostei imenso deste livro. Foi uma agradável surpresa.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Dicas de sobrevivência no feminino



Não sou adepta de unhas nem de verniz de gel. Porquê? Além de ter medo de que o gel enfraqueça as minhas unhas, estas crescem muito rapidamente. E não tenho tempo, nem paciência, para passar horas na manicure. Portanto uso verniz normal.

O grande problema é a durabilidade do verniz. O top coat ajuda muito. Mesmo assim, depois de pintar as unhas, costumo andar com o verniz escolhido na mala, para pequenos retoques que possam ser necessários fora de casa.

Mas, a quem é que nunca aconteceu estar fora de casa, no trabalho, de saída para uma reunião importante, e o verniz de uma unha lascar? Aquele verniz que aplicamos na noite anterior e que costuma durar dias, mas decidiu lascar no momento mais inoportuno. Há quem vive bem com verniz lascado mas eu não consigo mesmo. Para estes casos excepcionais, costumo ter sempre na carteira pensos rápidos rectangulares, de tamanho pequeno. Aplico na unha, de forma a tapar o lascado, como se tivesse cortado a ponta do dedo.

Sinto-me mais confiante e não tenho que ostentar uma unha com verniz todo lascado. E ninguém desconfia de ver um pensinho na ponta de um dedo. Sim, só é válido para um dedo só, e não para a mão toda. Depois é só chegar a casa e renovar o verniz.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Das noites


Dizem-me as solteiras que nós, mulheres casadas, temos a vantagem de ter alguém que nos aquece os pés na cama, nestes dias de inverno.

Eu acho que quem tem realmente muita sorte são as solteiras sem filhos. Quando estas acordam durante a noite com uma grande vontade fisiológica que as obriga a uma deslocação até à casa-de-banho, viram-se para o outro lado e não enfrentam o frio fora dos lençóis.

Eu tenho um ser que me chama todas as noites às 2h30 da madrugada e às 6h30 da manhã para fazer xixi. Sou obrigada a levantar o meu rabo pesado e congelar pela casa toda. Sim porque fazer que não oiço não resolve. Porque passa do registo "minha mãe, minha mãe" (não me perguntem porquê, mas só me chama assim), para "xixi, xixi" porque já aliviou a bexiga mas precisa que lhe mude a cama.

Adorava tanto ter uma casa devidamente aquecida... Ou então que fosse já Verão outra vez. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Moda mais estranha de 2014



Para mim, a moda mais "extravagante" (para não lhe chamar outra coisa) foi certamente a das câmaras GoPro. Acho giro para alguns desportistas profissionais (surfistas, esquiadores,etc.) e para algumas actividades mais radicais, como saltar de paraquedas, etc. Mas agora toda a gente tem uma câmara destas, até miúdos, quando correm, quando passeiam a beira-rio, quando andam de bicicleta, etc. Os filmes valem mesmo a pena? A sério? Alguém perde tempo a ver aquilo? Com um pouco de sorte, alguns, até em momentos mais íntimos, se armam das suas câmaras...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Eyeliner testado e aprovado


Eu sou uma verdadeira aselha no que diz respeito a algumas tarefas manuais. Aplicar eyeliner era horrível para mim. Experimentei alguns produtos mas foram sempre ficando perdidos nas gavetas porque a aplicação não era a mais fácil, ou porque o meu jeitinho não dava senão para riscos grossos e tortos, etc.

Um dia dei de caras com este eyeliner e pensei que pelo preço ia experimentar (se bem me lembro rondava os dois euros). E ainda bem que arrisquei. Aplica-se muito bem, faz um risco fino e aguenta-se bem todo o dia. Recomendado para aselhas como eu e para quem quer bons produtos sem rebentar com o orçamento!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A passagem de ano

A minha passagem de ano foi do mais tranquilo. Jantei em casa de amigos mas na mudança de ano, estava sozinha no sofá a enfardar tronco de natal. Pode ser que estes primórdios indicam um ano tranquilo, sem sobressaltos. Antes de tocarem as 12 badaladas mandei uma sms de esperança para aquela irmã com a qual cortei relações. Pode ter sido estúpido mas pode ser que este ano as coisas melhorem finalmente...

Sabem o que foi o melhor momento da noite? Uma tarte de snikers. É uma verdadeira tentação. Podem ver a receita aqui: http://oclubedobolinho.blogspot.pt/2013/06/tarte-de-snickers.html Se gostem de snikers e de amendoim, corram para a cozinha.