quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Viagens de sonho

Se houver saúde, a partir deste ano quero investir à sério numa das minhas paixões: viajar. Até agora a vida não me deu muitas oportunidades. Quando comecei a trabalhar o dinheiro não era abundante; depois casei e comprei casa, depois com a doença do meu pai decidi passar todos os momentos com ele. Quando engravidei passei 9 meses sem poder viajar, nem sequer podia ir de carro até Sintra. Depois nasceu o Simão e nunca achei oportuno levá-lo para muito longe (apesar que estes últimos anos terem sido ricos em escapadinhas em Portugal). O ano passado foi ano de comprar carro e por isso espero que 2015 comece a marcar uma viragem na frequência de viagens.

Por enquanto, as minhas viagens resumem-se a Madeira, Luxemburgo, Roma, Veneza e Florença. Paris é a minha vila natal, por isso não conta.

Portanto, já elaborei a minha lista de viagens a fazer. E tenciono cumprir à risca (fosse eu tão motivada para as resoluções ligadas ao aumento da minha actividade física e estaria com um corpo de meter inveja)


  • Barcelona - o ano passado tivemos que cancelar mas a viagem já está marcada para Maio deste ano. Todas as dicas são bem-vindas, principalmente de tascas e restaurantes.

  • Paris: quero muito dar a conhecer a minha cidade ao Luís e ao meu filho. E quero levá-lo à Eurodisney, que adoro, pelo que será viagem para 2017/2018, quando ele já conseguir aproveitar as atracções

  • Istambul. Foi uma cidade que sempre quis conhecer desde criança. Lembro-me de estar sentada nas aulas de história e sonhar acordada com esta terra de misturas. O seu passado histórico e cultural fascinam-me. Os destinos orientais não me chamam a atenção, mas Istambul é outra conversa.

  • Açores. A natureza e a genuinidade deste destino atraem-me e agora, com os voos low-cost, não me escapa.

  • Praga, Viena e Budapeste: estas cidades da Europa Central fascinam-me pela sua cultura e história. 

  • Costa italiana/ Toscana: sou uma apaixonada por Itália, em todos os sentidos. Depois de conhecer Roma, Florença e Veneza, quero descobrir a parte mais rural do país.

  • Ilhas gregas. As minhas férias no estrangeiro nunca são tranquilas, para me estender ao sol e vegetar. Por isso tenho medo que este destino me aborreça rapidamente. Mas acho que vale a pena por um fim-de-semana prolongado. Ou aguardo pela reforma

  • Moscovo e São Petersburgo - conheço pouca gente que partilhe este sonho, mas atrai-me o esplendor de uma antiga potência mundial, com uma cultura tão rica e tradições tão diferentes. 
  • Polónia - quero muito ir à Auschtwitz. Quer me conhece sabe porquê. Quero lá ir quando o Simão já souber compreender onde estamos e o que se lá passou. É importante para mim não deixar morrer a história, e para mim é como se fosse a minha missão eu ter que transmitir in loco a história aos meus descendentes.

  • Amesterdão - É daqueles destinos de fim-de-semana 

  • Bruges - É uma daquelas cidades que me retratam e que me transmitem uma paz enorme.

  • Croácia - Quando estive em Itália, vi um outdoor de promoção deste destino no metro e fiquei a babar. Desde essa altura, faz parte das minhas viagens de sonho.
Olhando assim, dou-me conta que a minha curiosidade pelo mundo se restringe quase unicamente à Europa: é estranho e invulgar. Não sei se faz de mim uma pessoa de horizontes limitados, mas sempre tive uma grande paixão pelo nosso continente, que, como destino, tem tudo: cultura, história, povos acolhedores, paisagens arrebatadoras, praias lindíssimas. 

Tenho 3 "medos" na vida: ela ser demasiada curta para ler todos os livros que quero ler, visitar todos os destinos que quero ver e não ver crescer o meu filho.

E vocês, quais são as vossas viagens de sonho?


19 comentários:

Monika Kardoso disse...

Já visitei alguns dos teus destinos. Amsterdão fica neste momento a duas horas e meia de casa. Quando la fores não podes perder o cafe Winkel onde se come a melhor tarte de maçã!
Em relação a Istambul vivi là 3 anos e trabalhei como guia turistica por isso se quiseres dicas é só dizer que faço um roteiro adequado sem problemas. Aliás adoro isso.
O nosso bebé é afortunado pois tem 6 meses e já atravessou metade da europa :) só lhes faz bem viajarem e verem outras culturas.
Paris, fui uma vez em criança mas até ha pouco tempo não me atraia porque a minha cidade natal é Cannes, no sul de frança ;)
beijinhos

Um Mundo a Três disse...

Eu adoro fazer essas listas de locais a visitar, adoro planear, adoro sonhar e claro adoro ir. Viajar é dos melhores investimentos que podemos fazer na vida, sem dúvida.

Desses locais alguns já visitei e outros estão na minha lista, um deles até visitarei este ano se tudo correr bem.
Mas ao contrário de ti as minhas viagens de sonho encontram-se em 4 continentes :)

Agnes disse...

Gostava imenso de ir à costa Oeste dos EUA e à Jordânia. Aqui na Europea, também quero muito ir à Polónia e à Grécia.
Acho que devias incluir Londres na tua lista, se ainda não conheces (e mesmo que conheças, é tão bom voltar!). Beijinhos

Saltos Altos Vermelhos disse...

Ora da lista já fui: Bruges - É tão linda e romântica ♥ é mesmo veneza em ponto pequeno! Praga, Viena e Budapeste, nossa senhora vim apaixonada por Budapeste, mas tanto ♥ Amei! Paris e Barcelona uns clássicos que não podemos faltar! As restantes também estão na lista. Só não pensei no assunto Istambul mas de certeza que eu ia adorar. Aliás, logo que seja para viajar, buteeee!

Jo disse...

Apesar de não me parecer que consiga cumprir a curto prazo, tenho alguns destinos de sonho, claro! Barcelona, Paris, Praga/Viena/Budapeste e Polónia (também quero muito visitar Auschwitz!)também estão na minha lista. E gostava de visitar NY, Miami... e algum sítio paradisíaco, Maldivas ou qualquer coisa do género!

Sílvia disse...

Viagens de sonho? Todas as que ainda não fiz, mas nova iorque, rio de janeiro e londres estão no top. Barcelona fui agora em janeiro um fim de semana e é deslumbrante. Mesmo! O melhor de tudo é mesmo "sentir" as pessoas, sentir que se misturam culturas, sentir que toda a gente parece querer chegar a qualquer lado sem perder tempo. Mesmo, mesmo muito bonito. Não percas o mercado La Boqueria, vale mesmo a pena. E a sagrada família é muito mais arrebatadora na realidade do que nas fotografias, parece que engole tudo à volta, é linda linda.

Eu e o namorado queríamos outro destino europeu este ano. Ele quer muito Paris, eu gostava de Londres mas ele já foi. Amesterdão é uma hipótese. Budapeste está na lista porque tenho um primo lá e sempre poupamos no alojamento :) E praga está no meu top do que quero conhece.r
Enfim, haja dinheirinho para isto tudo :)

Opinante disse...

Viagem de Sonho... talvez Peru, mas tenho tantos outros destinos em mente... Quem sabe um dia, seja o dia!

Força :D

Ana disse...

A minha viagem de sonho seria conhecer italiana de uma ponta a outra, Indonésia e Tailândia...coisa pouca :)

Dina disse...

Monika Kardoso: Acredita que te irei contactar quando for a Istambul. Acreditas que adorava ser Guia turístico? E Cannes também é uma cidade linda

Agnes: Não sei explicar nem porquê mas há dois destinos que nunca me atraíram: NY e Londres...

Agnes disse...

Gostei muito das duas, sinceramente, mas ainda bem que não gostamos todos do amarelo ;) Aqui no Reino Unido, recomendo sem dúvida Londres, Edimburgo e Oxford.

C*inderela disse...

Sou como tu, a maioria da minha lista de locais a visitar centram-se na Europa, nem NY ou praias paradisíacas desperta-me grande interesse! Na realidade, a lista de locais que adoraria visitar até é curta, estou quase a riscar todas, os outros estão lá quando esgotar as minhas preferências.

A Meta da Minha Vida disse...

Ilhas gregas sem dúvida!! Santorini é algo que me enche muito o olho =D
Itália, Veneza e Holanda também eram bem-vindas!

Sara disse...

Ora bem, da tua lista já fiz Barcelona, Paris, Estambul, Açores (S. Miguel)e Grécia (incluindo algumas pequenas ilhas mais perto da capital).
Estou cheia de vontade de voltar a viajar, coisa que não voltei a fazer desde que a bailarina nasceu. Tenho imensa vontade de ir a Amsterdão. Está no meu top 5 de cidades europeias. Itália também gostava muito de ir em breve já que não conheço. Estes dias também fiquei completamente rendida à Croácia depois de ver uma reportagem por lá... É lindo, lindo!!! Também quero muito visitar a Europa de leste e voltar aos Açores :D Como vês não sou muito esquisita. O que gosto mesmo é de viajar :) Beijinhos

Cláudia Pereira disse...

Desses apenas visitem Paris (só tenho 18 anos). Quero viajar por Portugal, ir à Coreia e África :D

claudiapereira96.blogspot.com

Gi disse...

Também adoro viajar, se pudesse estava sempre a fazê-lo :) Este ano tinha pensado fazer Praga-Viena-Budapeste, mas aconteceu-me um imprevisto e já não vou conseguir :(
Mas desejo conhecer melhor a Ásia.
Istambul e Capadócia também está na minha lista...
Da tua lista já fui Paris, Açores, Bruges e não consigo dizer qual gostei mais, foram todas especiais, cada uma com o seu encanto :)
Deixo-me o meu blog, onde partilho as minhas viagens https://diariodebordodagi.wordpress.com/ :)

Dina disse...

Gi: adorei o seu blogue :)

Gi disse...

Obrigada Dina :)

Kelle disse...

Ora bem, deixa já ver :)
Barcelona - check, com o mano há muitos anos atrás quando ainda nem tinha dinheiro para mandar cantar um cego
Paris - check, duas vezes, uma numa viagem da escola e outra no ano passado (http://www.avidalafora.com/?tag=paris)
Istambul - alguma curiosidade mas não muita
Açores - a adiar há anos demais
Praga, Viena e Budapeste - desenha-se no horizonte a possibilidade de uma destas lá para Outubro
Costa italiana - eu tenho um sonho: Itália de cima a baixo, de mochila às costas
Ilhas gregas - Santorini e Mykonos não me saem da cabeça
Moscovo e S. peterburgo - nhé, não vou para aí
Polónia - nunca calhou mas também não tenho muita curiosidade
Amesterdão - já está marcada :)
Bruges - não conheço mas já não és a primeira pessoa a falar bem
Croácia - praia? Quero!!

E depois disto só me resta deixar aqui o link onde vou registando as minhas viagens :)
www.avidalafora.com

Unknown disse...

olá

eu estive em Barcelona á pouco tempo, achei uma cidade maravilhosa....a Sagrada Familia apesar de estar em obras é esplendida....

www.asviagensdosquatro.blogspot.com

viaja, pois faz bem á alma :)