sexta-feira, 5 de setembro de 2014


Só a vida nos pode ensinar verdadeiramente. Só a vida nos marca de forma tão sincera para nos mudar a nossa própria essência.

A vida ensina-nos a nunca nos despedir de alguém importante sem um abraço sentido. De nunca deixar de dizer às pessoas o quanto são importante para nós. De nos despedir sempre dos nossos filhos: de lhe dar um beijo de boa noite todos os dias e de lhes dizer "amo-te". E de aproveitar as pessoas que nos são caras.

Porque nunca sabemos quanto será a última despedida. Porque nunca sabemos quando recebemos um telefonema fatídico que nos dá uma notícia que muda para sempre a nossa vida. Porque nunca sabemos se estaremos aqui daqui a cinco minutos. 

Por isso damos imporância ao aqui e agora. A um sorriso. A uma palavra amiga. A uma dança louca a dois. A fazer de minhoca gigante pela casa com um cavaleiro imaginário atrás. Aprendemos o valor da felicidade simples e pura. Estamos cansado para jantar entre amigos? para brincar com os nossos filhos? E se amanhã estamos numa cama de hospital e nunca mais temos oportunidade de viver momentos destes? E deixamos de dar tanto valor ao que é efémero, supérfluo porque nós também o somos e temos perfeita noção disso. 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Do batizado


Sou uma pessoa que não ligo a convenções, nem ao que "parece bem", ou ao que "toda a gente faz". Em momentos como casamentos e batizados, sempre dei prioridade ao que era simbólico e importante para mim.

O Simão vai ser batizado este mês na aldeia dos meus pais. Não haverá festas dignas de príncipes reais como é comum ver-se hoje em dia. Vamos ser cerca de 15 pessoas apenas: avôs, padrinhos do Luís e do Simão e amigos chegados. O Simão vai vestir uma roupa perfeitamente normal: calções brancos com camisa azul clara. A toalha e vela são simples, nada de extravagâncias pelas quais me pediam pequenas fortunas, por peças bem feias por sinal. Não haverá fotógrafo profissional. Vamos almoçar em casa.

Mas vai haver leituras que me tocam profundamente, pela família. Haverá uma consagração do pequeno a Nossa Senhora da Assunção, a quem sou devota. Levarei dois ramos de flores: rosas brancas e amarelas. Um será para colocar no Santuário de Nossa Senhora da Assunção. Depois da missa, quero muito ir com o Simão pela primeira vez a visitar o avó, a quem deixaremos o outro ramo e um anjinho (lembrança de batizado para convidados - os da foto), porque o avó será sempre o nosso anjinho. Ainda não fui ao cemitério com o Simão porque toda a gente me diz que sem ser batizado não pode ir, e eu adiei.

E claro haverá comida e conversas à volta da mesa com os presentes. E vamos passar um óptimo momento entre família e amigos.  

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Desabafo


Adoro demonstrações de carinho no Facebook. Principalmente quando cheiram a oco e a falso-

A minha irmã não me fala há meses. A minha irmã só fala mal de mim à minha mãe. A minha irmã não respondeu ao meu convite de batizado.

Ontem fazia anos que o meu irmão faleceu. Então publicou uma linda declaração ao meu irmão e aporveitar para mostrar ao mundo o quanto gostava das suas irmazinhas...

Estas coisas dão-me cá uma volta ao estômago. A hipocrisia, o manter das aparências, mas porquê? Porquê tanta falsidade?

E depois sou eu a cabra da família porque sou a única a não pôr like neste tipo de posts recorrentes. Porque não sou hipócrita o suficiente para manter este tipo de palhaçadas. E sou eu que estou de costas voltadas, não ela, que diz que me ama perante o mundo e em privado me chama de ladra. Um dia ainda respondo a estas provocações como deve ser.