quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Petit grand prazer

Há dias em que apetece uma coisa boa depois de jantar. Assim docinha. Gosto de ter sempre umas sobremesas no congelador para "emergências". Mas experimentei fazer petit gateau caseiro e são tão bons e tão fáceis de fazer que nunca mais compro. E como sou simpática, partilho a receita maravilha:
 
Para duas pessoas:
3 colheres de sopa de açúcar (eu pûs um pouco menos)
50gr de chocolate de culinária
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
 
Bater o açúcar e a gema na batedeira durante dois minutos ou até formar um creme esbranquiçado. Acrescentar a manteiga (reservando meia colher de sopa) e bater durante mais um minuto. Juntar a farinha, o chocolate derretido e bata mais um pouco. Bata a clara em castelo e incorpore na massa delicadamente. Unte duas forminhas de empadas com a manteiga reservada e enfarinhe. Desepeje a massa e leve ao forno forte, pré-aquecido, durante cinco minutos ou até estar cozido.
 
Com uma bola de gelado é uma delícia!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Combater a crise

Uma das formas que tenho para combater a crise, é tentar comprar produtos mais baratos. Experimentei o desodorizante da MyLabel e fiquei francamente satisfeita. Tem um cheiro agradável, deixa-me seca e sem manchas até ao final do dia. E só custa cerca de 1.50€. Por isso acho uma opção acertada. Já experimentei a cera da mesma marca e também adorei. Acho que vou testar também o descolorante e o creme para o corpo da próxima vez que for às compras.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Um mito tornado realidade

Depois do S. nascer, muitos falavam de depressão pós-parto. Francamente sempre achei uma invenção dos tempos modernos, porque sub-estimamos sempre aquilo pelo qual não passamos.
 
Mas agora, há uma semana de voltar ao trabalho, sinto algo estranho. Não posso chamar de depressão, mas sinto uma dor no peito, um sentimento tão grande de tristeza. Uma pessoa está 24h/24h com um filho e agora separar-nos dele custa tanto. Nem quero imaginar como vou ser capaz de sair de casa dia 5. Sinto pena e como que um pouco de culpabilidade por não o ver crescer, não estar sempre lá quando ele precisar, de não partilhar com ele, como até agora, todas as suas descobertas, o seu crescimento.
 
Chamam-me de parva, de mãe galinha, mas não consigo deixar de sentir este aperto no coração...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Adiar um sonho

Há dias li um post sobre o adiar de um sonho. O da maternidade. É triste hoje em dia uma decisão desta se tornar uma decisão económica, tal como se pondera a compra de um carro ou de uma nova casa. É triste hoje não se poder realizar o sonho de uma vida por causa da incerteza do futuro e a instabilidade presente.
 
Mas também há pessoas que se queixam por adiar este sonho (e isto nada tem a ver com a autora do post ou alguém da blogosfera) por questões financeiras, mas estas mesmas pessoas não são capazes de fazer concessões. Sim, num mundo perfeito, deveríamos ter um filho e manter o mesmo nível de vida. Mas para a maioria isto é uma miragem. Quando se tem um filho tem que se ter noção que há que abdicar de muita coisa em prol dele. Deixar de comprar muita roupa para o vestir a ele, deixar de frequentar os restaurantes mais in para pagar vacinas, etc. Mas acreditam que tudo é feito naturalmente. Mas não se pode culpar o mundo por concessões ou sacrifícios que não se quer fazer. Há que definir prioridades.
 
Mas eu sei o que é adiar ou abdicar de um sonho. Sempre sonhei ter uma casa cheia. Não há maior felicidade do que uma casa repleta de risos de crianças. Mas não. Impossível. Porque infelizmente ter filhos é um luxo, e este é um sonho vedado a muitas pessoas que dariam pais tão bons...

sábado, 20 de outubro de 2012

No me gusta

Peguei no livro Colisão de Jeff Abbott, mas foi uma desilusão. No género - policial, thriller e afins - há autores muito melhores. A escrita é por vezes confusa e o livro é chato. Só começa a ficar minimamente interessante perto do final. Não vale o tempo perdido. Para quem gosta deste género literário, aconselho Harlan Coben (qualquer um dele). Mas para os mais curiosos, no livro, Ben Forsberg vê-se envolvido numa conspiração depois da morte da sua esposa. Mete tiros, mortes e mentiras. Nota: 1/5

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Descobrir o amor

Não podia adevinhar que existisse um amor tão grande, tão incondicional como este. Um amor que cresce diariamente, e que nos enche o peite de felicidade. Não há melhor sensação no mundo. Por mais negro que as coisas estejam à nossa volta, a felicidade está sempre connosco. Aquele sorriso maravilhoso. Aquele olhar de admiração e de amor. O riso que nos preenche. O cheiro da sua pele acabada de lavar. E quando se aninha a nós e adormece nos nossos braços: é tão bom ver a serenidade que lhe transmitimos. A paz da sua cara laroca. Quatro meses e descobri o que é a plenitude. O amor. Verdadeiro. Puro. Eterno. Não quero mais nada da vida. A não ser aprofundar este sentimento.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bimbar ou não bimbar, eis a questão

Este fim-de-semana vi pela primeira vez a Bimby em acção. Eu que era muito céptica quanto à esta máquina, fiquei rendida! Pela questão da poupança não me convence, mas é tão prática e poupa-nos tanto tempo para outras coisas mais importantes. E achei super prática para as sopas e purés de fruta do pequeno.
 
Mas digam-me será que vale mesmo o investimento? Será que se lhe dá realmente uso? Será que se consegue fazer aquelas receitas do dia-a-dia (tipo arroz com carne, massas, etc.)? Contem-me tudo. Quero saber a vossa opinião e experiência.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Harcèlement

Estou a ser vítima de assédio. Por parte do meu próprio marido. É no que dá ver programas de homens na SIC Radical. E nem imaginam o que ele descobriu?
 
Dizem que, para um creme para as estrias ser bom, tem que ter colagénio. Por isso, sempre que compro um, procuro na etiqueta se tem.
 
O problema é que o meu marido descobriu de onde vem o colagénio da maioria dos cremes norte-americanos (e o meu é um deles!)... Não adevinham? Do prepúcio dos homens. Sim, leram bem. Nos EUA recuperam o prepúcio dos homens para produtos de coméstica porque tem concentrações elevadíssimas de colagénio. O prepúcio vale mais do que ouro! (homens deste país, se a crise apertar já sabem).
 
Pois e agora tenho que me aguentar com as piadinhas do homem cá de casa. E imaginam bem as propostas que me tem andado a fazer. Já que ele tem altos níveis de colagénio. Directamente do produtor, diz ele. Ninguém aguenta estes homens...

sábado, 13 de outubro de 2012

Recomendo


Já tinha ouvido falar bem deste livro - A Rapariga que roubava livros de Markus Zusak- vezes sem conta. Pegava-lhes mas a temática não me chamava a atenção: uma rapariga que roubava livros, sendo a morte a narradora da história. Comecei a ler o livro por ler. E ainda bem que o fiz. O livro é excelente: a escrita cativante e a história maravilhosa. Narra a história de uma rapariga em plena Segunda Guerra Mundial. Recomendo vivamente. Nota: 5/5

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O meu batom

Acho que finalmente encontrei o meu batom/gloss. Comprei o Gloss Intensificador de Cor da Catrice (na Wells). A maquilhagem que mais gosto em mim é realçar os olhos. Mas depois faltava-me ali qualquer coisa nos lábios. Algo discreto, porque não gosto muito de me ver com cores fortes nos lábios. E normalmente os batons duram minutos em mim ou então ressequem-me os lábios.
 
Este gloss é ideal para quem gosta de algo discreto nos lábios. Gostei porque hidrata mesmo os lábios e não cola como a maioria dos glosses (o quanto odeio, nos dias de vento, ter o cabelo colado aos lábios). Dura bastante tempo. E realça mesmo a cor natural dos nossos lábios. Dá um brilho natural.
 
Custa cerca de 5.50€. E vale bem a pena.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conflito de gerações

As férias foram repletas de discussões com a minha mãe. A idade faz-lhe mal: torna o seu feitio cada vez mais difícil. Há mulheres que, para se suportarem, precisam da mão de ferro de um homem (não me batam por dizer isso, mas é a pura da verdade). E agora sozinha o pior dela vem ao de cima. Adoro a minha mãe mas viver por debaixo do mesmo tecto é totalmente impossível.
 
Controladora ao mais alto nível, ciumenta, mandona, forreta, com jogos e chantagens psicológicas. Foram semanas eléctricas. Só ela perde, pois assim isola-se cada vez mais e leva a que a família a deixa cada vez mais sozinha. Tenho pena, mas sei que um dia que ela precise nunca a poderei trazer para a minha casa. Pela minha sanidade e estabilidade do casal. Estas férias consegui sentir-me melhor em casa da minha sogra do que da minha própria mãe (para vocês verem!). E agora vejo que, se desde a morte do meu pai, as minhas relações com a minha irmã azedaram, o devo muito a ela.
 
Chorei de desgosto e abandono, mas nada posso fazer. Tenho imensa pena que assim seja. Tenho mesmo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Das férias

Três semanas na terra que se acabaram. Estou de regresso e pela primeira vez estava com saudades de casa. Foram dias complicados entre chatices com a minha mãe (a idade faz-lhe mal), o pequeno com gastroenterite e os dois com uma alergia dos diabos (temos o corpo todo coberto de borbulhas com muitaaa comichão). Enfim, é caso para dizer Lar, doce lar. Não há nada como estar na nossa casinha.

Há menos de um mês de regressar do trabalho, vou tentar relaxar e aproveitar estes dias com o meu amorzinho...