quarta-feira, 31 de março de 2010

A ignorância é santa


[Não, não estou a falar do Papa Bento XVI porque este era tema para gastar muitos caracteres...]

Confrontados com a morte de um conhecido, eu e o L. estávamos a conversar se gostaríamos de saber qual será o nosso último dia. Ele gostaria de saber porque assim viveria ao máximo os dias que lhe restava, cometiria as maiores loucuras que de outra forma não iria fazer, com o medo do amanhã.

Eu sei que as pessoas só dão valor à vida quando ela se tenta escapar de nós. Mas eu não gostaria de viver com este peso em cima de mim, esta sombra colada a mim, sempre a visualizar a meta certa ao fim do caminho da vida. E como viveriam os que me amam, sabendo que à hora X do dia Y deixaria de estar juntos dele. Viveriam o sofrimento da minha morte durante a minha vida. A morte paira sobre nós e chega quando menos se espera: uma doença que vive dentro de nós sem o sabermos, um carro descontrolado na esquina da nossa rua, um acidente banal, ...

Se já sabemos que a vida é uma corda bamba, eu acho que não é preciso saber quando ela irá quebrar para lhe dar valor e a achar o fio de seda mais belo e macio... E vocês, gostariam de saber?

terça-feira, 30 de março de 2010

Filhos empecilhos rima ou não rima?


As minhas férias são momentos únicos de descanso. Eu e o L. não somos muito de torrar ao sol. Gostamos de combinar praia com passeios pela natureza e roteiros culturais. Os nossos destinos de eleição não são propriamente ilhas paradisíacas, mas sim Itália, China, Perú, e companhia.

Mas estamos conscientes de que quando tivermos um filho, vamos aprender a concilar a presença deste novo ser. Vamos aprender a fazer outro tipo de férias (pelo menos nos primeiros anos). Eu acho que quando casamos aprendemos a ter novos gostos, e quando temos filhos também. Agora não consigo perceber como há casais que dizem que nunca hão-de ir com as crianças para a praia porque só fazem barulho e se mexem muito e que quando vão à praia é para descansar (teoria aprovada pela minha colega de trabalho). Até fico com os cabelos de pé: primeiro tudo parte da educação que se dá, segundo, devias ficar feliz por o teu filho se divertir e sair da gaiola.

Outro casal amigo tem uma miúda de 6 anos e nunca fizeram férias com ela. Chega a altura e mandam a garota para a casa dos avós. No futuro também quero poder passar umas férias a sós com o marido, para namorar. Mas, também hei-de querer aproveitar as férias para passar tempo de qualidade com os meus filhos já que durante o ano, o tempo é tão pouco.

Será que só se tem filhos durante o ano? Quando se mandam para a escola e a noite se põem a frente da tv? Será que é assim que se cumprem os cânones sociais? E são essas pessoas que olham para mim de lado quando digo que não sei se quero filhos porque eu quero poder ser Mãe (dar atenção, estar presente, etc.) Eu acho estas teorias muito estranhas e muito pouco saudáveis. O que acham? Férias com ou sem rebentos?

segunda-feira, 29 de março de 2010

...


Hoje a permanência neste blog exige muito silêncio...
Estou a sofrer o jet lag dos pobres...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Peço clemência...


A precisar urgentemente de descanso puro, de férias sem grandes planos...

Todos os meus poros pedem descanso, a minha cabeça clama por misericórdia. Sinto-me exausta e sem forças para aguentar o dia-a-dia. Dois dias já não bastam para recarregar energias perdidas. Preciso de me refugiar a dois num recanto e descansar, fugir da azáfama quotidiana e respirar ar puro...

Desmarquei as férias a Paris porque sem saber resultados da biópsia do meu pai, não quero deixá-los sozinhos aqui. Vamos passar estes dias com eles, e em Setembro lá iremos até Paris, se tudo correr bem. Mas preciso de 3/ 4 dias num sítio em Portugal para «estar a sós com ele». Um sítio calmo, com paisagens de cortar o folgo, onde se coma bem, onde se possa passear e descansar, algo que não implique grandes custos. Algo no nosso rico país, o que sugerem (destino, hotéis, etc.)?

Bom fim-de-semana a todas!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Terror no feminino


Os nascimentos marcam novas eras. Tal como o aC (Antes de Cristo) e dC (depois de Cristo), a minha teoria é que existe o aM e dM... o antes e depois de ser Mãe. Qualquer mulher nunca mais será como antes... nas responsabilidades, prioridades, etc., mas também nos temas de conversa...

E minhas caras grávidas e mulheres que acabaram de ter os seus rebentos, eu tenho um pedido a fazer à toda a comunidade feminina... Quando se cruzam com uma amiga que vos pergunta «então, como correu?», simplesmente esta pessoa está a ser cordial e só espera de vós uma resposta de circunstância sem grandes pormenores. Não, não estamos a espera que nos traça o script de um filme de terror digno de William Friedkin ou Walter Sall.

Não, não queremos saber as torturas que sofreu. Não queremos saber as horas que esteve com contracções. Não, não queremos saber quantos litros de sangue perdeu. Não, não queremos saber o quanto ficou rasgada e com que proeza o bebé conseguiu alcançar a meta apertada, porque esta será sempre uma imagem mental demasiada dolorosa para quem ainda tem a sua mais que tudo inteirinha. Não, não queremos saber as dores depois do parto, nem os pormenores de relações sexuais falhadas após o parto.

Pensem que ainda há almas sensíveis e inocentes que já estão com dúvidas sobre ter ou não filhos, para que não seja necessário pintar um quadro tão negro! Vocês deveriam ser culpadas da tão baixa taxa de natalidade. Por isso, sim, da próxima vez basta responder-me: «correu bem, nasceu de perfeita saúde com 2 kilos e 300 e não tive grandes complicações».... A Dina agradece...


quarta-feira, 24 de março de 2010

Poluição visual


Este post é dedicado a todos os que lidam diariamente com jovens adolescentes do sexo masculino que aderiram à moda das calças por baixo do rabiosque, deixando à mostra a totalidade dos seus boxers... Eu sinceramente odeio esta tendência: só me apetece ir atrás deles e puxar as calças para baixo! O meu Luís então nem se fala... Se partilham desta paixão, estejam atentos...

Esta tendência nasceu nas prisões dos Estados Unidos. Os reclusos que estavam receptivos a relações sexuais com outros homens tiveram que inventar um sinal que passasse despercebido aos guardas prisonais para não sofreram consequências... Por isso, quem usasse calças descaídas por baixo do rabo estava somente a mostrar que estava disposto a ter sexo anal com outros homens... Contem esta história (verdadeira) aos vossos sobrinhos, primos, irmãos, alunos, etc., vão ver a reacção! O Luís costuma fazê-lo junto dos grupos de «delinquentes» e o resultado salta a vista: uns riam-se e os outros sobem logo as calçinhas...

terça-feira, 23 de março de 2010

Be stupid


As mulheres têm o dom da palavra. Voz melosa e conversas fluentes que seduzem qualquer homem... Mas francamente suspeito que deve ocorrer uma reacção metabólica no hemisfério esquerdo do cérebro feminino responsável pelo pensamento lógico. Qualquer mulher já fez perguntas sem sentido aos seus parceiros. Das mais parvas que pode haver. Mas será que alguma mulher, no seu perfeito juízo, está a espera de uma resposta sincera vindo do macho, ser viril e manipulador, a perguntas como?

  • «Amor, alguma vez me fostes infiel?» Pois, está claro. Se até a este momento a mulher não descobriu a traição, se não há indícios aparentes, o homem nunca irá admitir que há 7 anos comeu a sua amiga loira e fantástica! Não aqui e agora!

  • «Fofucho, eras capaz de me trair?» Levante o dedo quem já obteve como resposta «depende amor das circunstâncias, do tamanho de copa da mulher, ou se estiver com um copo a mais...»

  • «Bebé, achas que estou mais gorda?». Acredite, pode ter mais 10 quilos em cima, ele nunca lhe dirá que parece uma baleia. Ser inteligente esse que dá pelo nome de homem.

  • «Achas a tua colega de trabalho é mais bonita do que eu?» Ele responderá sempre que não! Caso contrário, ele está ciente que lhe fará a vida num inferno!

  • «A tua ex era melhor na cama do que eu?» Se ele dissesse que sim, o sexo nunca mais seria o mesmo, ou poderia desaparecer totalmente do mapa conjugal, por isso...

Porque continuamos a fazer perguntas das quais sabemos de antemão que nunca obteremos respostas sinceras? Porque nos faz bem ouvir vezes sem contas a mesma coisa, de modo a alimentar a nossa auto-estima! Ser estranhos estes que dão pelo nome de mulher, não acham?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Felicidade em unidose

A felicidade é um estado de alma. Para mim, ela nunca perdura infinitamente. Não acredito que se pode ser feliz todos os dias numa vida. Derrotista? Eu não acho. Porque assim sei apreciar os momentos puros de felicidade, mesmo que estes residem em pequenos segundos, em pequenos momentos simples do quotidiano.

Dá para perceber que o meu fim-de-semana foi óptimo?! O que terei eu feito para me fazer sentir tão bem? Spa? Jantares em restaurantes in? Nada disso. Namorei muito, com muita cumplicidade, com o brilho do olhar dele a aquecer-me. Miminhos simples a dois como jantar especial em casa, cinema (Shutter Island), dvd (Paranormal Activity que felizmente não vi sozinha à noite), e sobremesas gulosas partilhdas. Para mim estes momentos de paz é que são a felicidade.

Sábado começei a minha procura épica para um vestido para o casamento da E. e saí de casa decidida a comprar muita roupinha para mim. Resultado: nada de nada! É sempre assim quando decido que vou gastar dinheiro. Quando vou ao shopping só para passear, aí é garantido, saio cheias de saco.

A única loja onde consegui comprar umas coisinhas foi na Carlos Santos... os vernizes da Risqué estão a 1.87€ ;)

Na sexta o meu pai não viu médico nenhum e não suportou as dores e não fez o tratamento completo. Hoje vai ter com ele a Mirandela. Isto já mais parece um Thriller psicológico. Mas espero que a máxima «Pas de nouvelles, bonnes nouvelles» se aplique aqui!

Boa semana!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

O amor de uma vida...


O meu pai sentava-me no seu colo ao domingo de manhã, e contava-me histórias. O meu pai foi severo e impunha respeito. O meu pai e eu sempre tivemos uma química, uma ligação especial. Eu e o meu pai temos as mesmas manias, uma personalidade muito parecida. Somos iguais. O meu pai é muito moreno. O meu pai sempre foi trabalhador. O meu pai educou-nos com regras e amor. O meu pai é carinhoso, apesar de ter dificuldade em exprimir o que sente. Fá-lo através de gestos e de carinhos suaves. Eu e o meu pai, adoramos sentarmo-nos num banco a contemplar a natureza em silêncio, a dar as mãos. São conversas silenciosas que nos enchem a alma e que nos dizem tanto.

O meu pai dedicou-se à família. O meu pai tem um sorriso maravilhoso. Ri-se com o olhar. Adora picar a minha mãe. O meu pai tem um temperamento de fogo. É brincalhão. O meu pai já sofreu muito em hospitais: avc, enfarte do miocárdio, duas operações ao coração, cancro, ... O meu pai perdeu um filho. O meu pai tem um coração de ouro. O meu pai é um trapalhão. O meu pai é lindo. O meu pai é Pai. E eu amo o meu pai.

Hoje, esqueçam presentes especiais e festejos. Vamos simplesmente estar ali e dizer que os amamos, sim? Vamos fazê-lo enquanto ainda estão ao nosso lado...

quinta-feira, 18 de março de 2010

SOS*

Sou uma pessoa que facilmente desenvolve olheiras, daquelas que mais parece que ando numa vida boémia noites sem fim, na companhia de uma agulha! E sinceramente não tenho grande paciência para pôr rodelas de pepino e saquinhos de chá de camomila em cima dos olhos.

Gostava de saber o que vocês usam? Assim um produto mesmo muito bom para camuflar estas olheiras. E se possível, nada com um preço exorbitante. Porque senão em vez de olheiras, fico com olhos esbugalhados! A blogosfera fala muito do Erase Paste da Benefit. Para quem usa, é bom para este efeito? Eu tenho a pele morena e não costumo usar base. O que me aconselham?

* Sem Olheiras Sim!

quarta-feira, 17 de março de 2010

O sonho de qualquer homem!


A sua cara metade faz anos? Celebram uma data especial? E não sabe o que lhe oferecer? Então este post é para si!

Li no blog d´A Flor que a empresa alemã Vivaeros comercializa o perfume Vulva Original, que não é nada mais, nada menos, do que um perfume que cheira a vagina! Tem como componentes urina, suor e fluídos feimininos!

Se passar por um homem com cheiro suspeito não tenham pensamentos pecaminosos: o homem pode realmente ter tomado banho depois de satisfazer a sua Maria. Pode só querer dizer que se perfumou antes de sair de casa! Será que alguém é capaz de usar uma coisa destas? Afinal não é o cheiro mais agradável que conheço! E gastar dinheiro com isso? Bastava esfregar a cueca da Maria no pescoço. Que nojo. Eu gostei mesmo foi do nome, ainda me estou a rir de pensar nele!!

Espelho meu, espelho meu...


... haverá alguém mais colorido do que eu?

Os estampados estão na moda: vestidos coloridos, botas, meias, camisolas, écharpes e tee-shirts ganham vida com padrões diversos. Não é a minha tendência favorita mas não desgosto de todo. Mas, por favor, quando optarem por uma peça estampada, que seja só uma, está? Tenho visto tantas mulheres na rua vestidas da cabeça aos pés com roupa estampada, misturando diversos padrões e cores. A Dina, que até tem o coração frágil, até se assusta. O carnaval acabou. Uma peça estampada conjugada com peças mais simples e de cor mais sóbria, fica bem. Mais do que isso, e somos confundidas com o palhaço do Circo Cardinali. Less is more. Estamos entendidas? Os meus olhos agradecem...

terça-feira, 16 de março de 2010

Aprender a ser Eu

Na semana passada, muitas mulheres mostaram-se aqui insatisfeitas com algumas partes do seu corpo. Eu sempre fui uma insatisfeita com o meu corpo. Tinha a auto-estima de uma barata. Não usufrui plenamente de certos momentos da minha adolescência e início de vida de adulta por causa disso. E depois disse Chega! Para quê deixar de viver a vida por coisas supérfulas? Afinal somos todas iguais. Todas, até aquelas mulheres lindíssimas que passam na rua, têm defeitos: estrias, mamas descaídas, flacidez, enfim...

A maturidade fez-me conviver melhor com o meu corpo. Sei que não tenho o corpo perfeito mas aprendi a gostar dele assim, a gostar de mim. Atingi o peso ideal, e agora as minhas estrias, a minhas coxas mais grossas, as minhas mamas maiores fazem parte de mim e tento fazer delas os meus aliados. Tudo é uma questão de atitude. Se não me posso livrar dos defeitos, vivo com eles! Mulheres mesquinhas que criticam tudo e todos, haverá sempre mas elas não vão prejudicar a minha felicidade!

Vamos aprender a gostar de nós, sim? Vamos repetir: somos as mais lindas, as mais belas, maravilhosas... E se o nosso companheiro nos escolheu é por alguma razão. E desfrutem dos momentos a dois. Naquele momento, não pensem no pneuzinho ou na estria, não limitem os moviemntos para tentar escondê-los. Nós é que damos atenção a isso. Acham mesmo que eles estão a pensar nisso?!


Passei todo o dia de ontem a tentar falar com o médico. E nada. Tanta ansiedade, tanto sofrimento antecipado e nada. Liguei mais de uma dezena de vezes mas de nada valeu. Agora só haverá notícias na sexta-feira, dia de tratamento. Obrigada a todas e todos os que deixaram comentários de apoio! São fantásticas!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A ignorância é uma benção...


Estou num estado de ansiedade tremendo. Hoje saiem os resultados da biópsia do meu pai. Por vezes, preferia não saber a verdade. A ignorância pode ser uma benção e um néctar tão doce. Enquanto que a dura realidade pode ser um fel amargo que nos mata a fogo lento.

Passei este fim-de-semana em Vila Flor, sabe sempre bem passar algumas (poucas) horas com os meus pais. Descobri que a prima do luís tem cancro da mama, um amigo tem cancro do cólon e uma das floristas do meu casamento também. Porra, porque é que esta doença tem batido em tantas casas? Como é que em tantos anos, ainda ninguém definiu o porquê dessas doenças? Um meio de prevenção eficaz? Será que uma cura iria contra os interesses económicos das farmacêuticas?

Domingo, também foi dia de festa. Celebramos 11 anos de namoro! A nossa relação passou por tantas fases: da paixão arrebatadora inicial, conflitos perigosos, paixão, amor sereno e fortelecido. Antes, preocupava-me com estas mudanças, agora perebo que é o caminho normal de uma relação, que se fortabele e amadurece (cuidado eu não estou a dizer que já não há paixão). Ontem não deu para fazermos nada mas esta semana ainda tenho que lhe armar uma surpresa agradável ;)

Boa semana!

sexta-feira, 12 de março de 2010

(In)Satisfeita


Eu tenho o cabelo para o liso e sonho com um belo cabelo ondulado. Ela tem umas belas ondulações e passa horas a esticá-lo todos os dias. Eu sofro com a minha pela extra-seca. Ela tem inúmeros produtos anti-oleosidade e contra as borbulhas. Eu não gosto das minhas coxas grossas e ela não veste saias porque tem as pernas demasiado finas. Eu tenho dificuldade em vestir certas roupas porque tenho uns seios avantajados. Ela tem receio de usar decotes porque é uma prancha lisa. Eu tenho que ter cuidado com o que como para não apanhar logo uns quilos extras e ela sofre matírios para engordar algumas gramas...

Somos umas eternas insatisfeitas. Invejamos em silêncio características de outras mulheres, quando, sem o sabermos, ela inveja-nos a nós. O que desprezamos em nós pode fazer parte do sonho de outra mulher. Acho que os únicos gostos que partilhamos é a luta contra a flacidez, estrias e celulite! Todas as mulheres têm algo em si que não gostam: o género de cabelo, a forma do nariz, o tamanho dos seios, etc. Ou haverá alguém totalmente satisfeito?

Se um génio me aparecesse e me dissesse que poderia mudar 1 só coisa em mim, eu optaria por fazer uma mamoplastia de redução. E vocês? O que mudariam em vós?

quinta-feira, 11 de março de 2010

9 dígitos de apoio...


Ao preencher a declaração de IRS (quadro 9 do anexo H), não se esqueçam de atribuir 0.5% do vosso IRS já pago para uma instituição à vossa escolha. Não tem qualquer encargo para nós!

Eu vou apoiar a Liga Portuguesa contra o Cancro (NIPC 500 967 768), mas há centenas de instituições que poderá ajudar. Basta perder dois minutos e ir ao site de uma instituição que vos é querida e anotar o NIF. Não custa nada ajudar!

terça-feira, 9 de março de 2010

Intimidade do casal


A Luana precisa de ajuda para a sua investigação de Doutoramento, relativa à intimidade do casal. Quantas de nós já precisaram da ajuda de outrem para acabar um trabalho académico? Por isso, toca a ajudar!!

A investigação de Doutoramento "Projecto Intimidades" é apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)! São precisos casais casados (não interessa há quanto tempo) ou em união de facto (que vivam juntos há pelo menos 2 anos), e que tenham pelo menos o 9º ano. Podem participar casais de várias idades (sem limite de idade), com ou sem filhos, urbanos ou rurais, de todos os espectros políticos, etc.

A Luana agradece imenso a vossa ajuda na divulgação aos vossos amigos e familiares. Mesmo que não possa participar, há sempre um amigo que queira participar. O contacto para participar é projectointimidades@gmail.com ou o 91 330 1540.

As entrevistas serão feitas preferencialmente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária), mas há a possibilidade dos membros da equipa se deslocarem às residências dos entrevistados se tal for necessário. Para além disto, estão programadas deslocações para fazer entrevistas no Porto, Coimbra, Santiago do Cacém e Faro, para alargar a amostra de participantes

Mais informações sobre o estudo no site do projecto: https://sites.google.com/site/intimacyanddesire/

O meu marido já disse que não quer participar, por muita pena minha. E vocês, querem participar?

Viver com convicção


As pessoas seguem ritmos e objectivos de vida diferentes. Uns optem por casar, outros pelo celibato. Não gosto de criticar as mulheres que optam por comprar casa sozinha e que mantêm relações efémeras ou de uma noite. Para dizer a verdade até as admiro (o que não quer dizer que não gosto de estar casada mas gosto de liberdade e do meu espaço). Não gosto de ouvir comentários a dizer que são umas levianas, etc. Assumiram perante elas próprias, a família e os outros o seu estilo de vida. E eu admiro-as por isso.

Agora, mete-me impressão estas mulheres que nasceram para ser solteiras e para manter relações de uma noite (há mulheres que não nasceram para ser fiéis a um só homem) e que vivem de aparências. Dizem-me que são obrigadas a viver nessa hipocrisia devido a pressões sociais. Mas hoje? Quem é que se sentiria obrigada a casar devido aos pais? A G. não gosta de estar casada, quer ser solteira, gosta de ir para a noite e ir para a cama com a conquista da noite, etc., e assume que não é feita para casar. Mas casou com um homem que tem «valores familiares», porque os pais consideravan-no um bom partido e porque já tinha chegado a altura...

Temos que viver as nossas convicções com coragem e afinco! Quem for nosso amigo, irá perceber as nossas escolhas; quem não o fizer é porque não vale a pena fazer parte do nosso círculo de amigos!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Saudades...


... do fim-de-semana maravilhoso passado na excelente companhia da minha sobrinha E. e do noivo. Adorei poder deambular pelas ruas de Lisboa com o sol a bater na cara. Esteve um tempo maravilhoso. Passeios à beira rio, na volta dos tristes, almoço nas Docas com o sol a brindar-nos, boas conversas, sangria de champanhe e frutos vermelhos deliciosa, petiscos dignos de um manjar de reis, muitas risadas e brincadeiras, chás deliciosos em ambiente marroquino, enfim, dois dias perfeitos que me fizeram maravilhas à alma. Ao corpo nem tanto, porque a balança acusa excessos.

Mas hoje voltou a chuva e o mau tempo, as dores de cabela devido às pouquíssimas horas de sono dormido, o mau-humor inerente e afins. Podemos carregar na tecla forward e passar já para o fim-de-semana seguinte?

É tão bom ser Mulher... Aqui e Agora.


A todas as mulheres que:


  • Sofrem maltratos físicos.

  • São mutiladas ou sofrem a excisão.

  • Não mandam no seu próprio corpo e fertilidade.

  • São discriminadas e prejudicadas no trabalho só por ser mulher.

  • Estão desempregadas porque cumpriram o sonho de ser mãe.

  • São obrigadas a usar burka.

  • São apedrejadas em praça pública ou queimadas porque provaram algumas gotas de liberdade.

  • Trabalham mais mas ganham menos do que os seus parceiros masculinos.

  • São abandonadas à nascença porque nasceram com um sexo feminino

  • Sofrem escravatura.

  • São violadas repetidamente pelos seus maridos.

  • São obrigadas a prostituir-se.

  • Mulheres que simplesmente são mulheres...

Este é o vosso dia, o nosso dia. Não me venham com a conversa que este Dia foi instituído por uma questão machista. Não me venham com feminismos contra este Dia. É fácil falar quando vivemos numa democracia em que somos livres e em que não sofremos assim tanta discriminação. Mas temos que pensar noutros lugares, em que as mulheres ainda são consideradas seres inferiores e que sofrem martírios só porque são Mulheres...

sexta-feira, 5 de março de 2010

Trocada


As relações são cada vez mais efémras, e hoje, o casamento já não é sinónimo de «para toda a vida». As traições podem acontecer quando menos se espera. No círculo de amigas, as opiniões divergem. Como pode haver mulheres que preferem ser trocadas por outras do que por outro? Dizem que não suportariam saber que viveram anos de mentiras, que ele afinal desejava outros homens. Eu diria que a ideia de comparação me atormentaria mais se ele me trocasse por outra: o que faz ela melhor do que eu? O corpo dela é mais atraente? Propociona-lhe sexo mais escaldante? Será ela mais compreensiva e carinhosa? Será ela melhor companheira? E isso em modo repeat até exaustão.

Agora se ele me chegasse a casa e me dizesse «amor, eu amo o Paulo ou o Manel», era um choque, claro mas, pelo menos, nunca me perguntaria o que o Paulo teria que eu não!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Missão Impossível


30 objectivos para 2010


A Sara desafiou-me a revelar 30 objectivos para este ano. Eu que nunca faço resoluções de ano novo, nem traço objectivos para cada ano, estou simplesmente tramada! Mas como nunca fujo a um desafio por isso, lá vamos nós:

1- Voltar à minha cidade natal com o Luís que nunca lá pôs os pés. A viagem a Paris estava certa mas ficou em stand-by, a aguardar resultados médicos do meu pai.

2- Ser menos perguiçosa. E recusar menos convites sociais porque tenho perguiça de sair de casa ou de cozinhar.

3- Acabar com as obras/ compras pesadas para a casa, o que pressupõe comprar vassoureiro, mesa de vidro e cadeiras para a cozinha, sofá para a sala (o nosso apesar de ter só 3 anos parece que fez a guerra 14/18) e algumas pinturas em tectos e paredes.

4- Fazer um seguro de saúde e fazer um check-up

5- Acabar o meu tapete de trapilho

6- Lavar mais vez o meu carro, ou melhor dizendo, incentivar mais vezes o marido a fazê-lo ;)

7- Comprar mais plantas para a minha casa e tentar (em vão) não assassiná-las

8- Comprar roupa, acessórios, maquilhagem e tudo o que preciso para me sentir bem (ai o meu lado fútil da vida)

9- Calçar mais vezes saltos altos

10- Adoptar um gato!

11- Parar de ser forreta e comprar um telemóvel novo. Sim o meu também já fez a guerra de 14.

12- Ser mais zen e não ser tão impulsiva, o marido agradece (não é defeito, é feitio)

13- Começar uma modalidade tipo ioga

14- Ir mais vezes ao cabeleireiro

15- À noite não me dar tanta perguiça de cozinhar, e ser como a Mónica, organizada, com listas para compras, tarefas e companhia.

16- Não chorar como uma madalena no casamento da minha sobrinha

17- Conhecer mais recantos do nosso país

18- Não deixar acumular tanta roupa para passar a ferro (eu não disse que se tratava de uma missão impossível?)

19- Aplicar mais vezes creme corporal

20- Comer mais vezes peixe e legumes

21- Instalar um detector de guloseimas na minha boca, para diminuir o fluxo de chocolates, bolos, bolachas, gelados e companhia que aí vão entrando; se não o vigésimo segundo objectivo passa a ser «fazer dieta»...

22- Pensar duas vezes antes de aceitar desafios porque pensar em 30 coisas não é nada fácil!

23- Nunca mais me ir deitar ser me desmaquilhar convenientemente

24- Ter um sobrinho, nem que seja emprestado (eu bem os incentivo mas não há nada a fazer)

25- Ir dançar mais vezes...

26, 27, 28, 28, 29 e 30 - O Blogger não quer que engane mais os meus poucos leitores. Afinal já sabe que nem metade destas coisas vou fazer, por isso não vale a pena cansar os poucos neurónios que me restam a pensar ;)...

O desafio é passado a MissBlueEyes, Marisa, Su... Mas todas estão convidadas a responder ;)

A incógnita da Vida


Acabei ontem o livro Para a minha irmã. Não é uma obra-prima, nem fiquei fã da escrita de Jodi Picoult mas é um romance que consegue fazer questionar quem o lê. E isso agrada-me. Nem quero imaginar o conflito de um pai que se vê dividido entra a doença de uma filha e o sofrimento da outra, para que a primeira possa viver. Porque nada na vida é simplesmente branco ou preto. Apesar de haver gestos cruéis da mãe, nenhum pai deixa «ir embora» um filho. Nunca. Todos nós faríamos o mesmo provavelmente. Ontem, uma frase ficou-me na mente: existem orfãos e viúvas mas não existe uma palavra para designar um pai que perde o filho...

O livro retrata a injustiça da vida, a sua espontaneidade própria. Em que nos podemos estar a preparar para uma desgraça mas afinal é outra que nos bate à porta, quando menos se espera. A vida pode ser cruel na sua imprevisibilidade. Porque nada é garantido. A presença de ninguém está certa amanhã, ou dentro de uma hora. A vida já me mostrou isso mais do que uma vez. Mas ainda não sei o que é mais doloroso, se é a desgraça nos bater à porta sem nada o deixar prever, ou estar longos meses a ver definhar alguém. Afinal, é a morte que dá um signifiado à vida.

Por isso, é preciso viver a vida enquanto ela habita em nós! Vamos todas esquecer os nossos problemas, vamos sorrir para a vida e tentar ser felizes?

quarta-feira, 3 de março de 2010

NUNCA?!


Gosto de pessoas com convicções fortes. Que sabem o que querem e que lutam pelos seus objectivos. O problema é que facilmente se cai em falsos mortalismos e a vida apanha-nos nas suas engrenagens e nos faz parecer vazios.

Não gosto de pessoas que julgam os outros. É fácil dizer «eu nunca perdoaria uma traição», «eu nunca atentaria contra a minha vida», «eu nunca faria um aborto», «eu nunca, eu nunca». É fácil julgar a vida dos outros com distanciamento. Por mais que tentamos pôr-nos no lugar do outro, nunca sentiremos aquilo que essa pessoa está a sentir. Nunca conseguiremos perceber o seu desespero. E mesmo em circunstâncias iguais, nunca duas pessoas reagem de forma semelhante.

E depois é giro, com o passar do tempo, ver essas mesmas pessoas envolvidas em casos semelhantes. Apanharam o marido em falso e perdoaram. Assim, simplesmente. Quando berravam que nunca o fariam e criticavam ferozmente quem o fez. E depois há aquelas que julgam pessoas que se suicidam porque a vida delas era uma verdadeira merda (apesar de nunca se saber ao certo o que lhes passa na cabeça) e elas baixam os braços por meras casualidades da vida, em que elas próprias se enterraram.

Sim, é tão fácil julgar. Mas é tão mais difícil viver...

terça-feira, 2 de março de 2010

Cromossoma X


O que é uma mulher? Um ser maravilhoso mas muito complicado? É tão cansativo ser mulher... E se nós próprias temos dificuldades em nos entender por vezes, porque é que insistimos em que os homens nos percebam. Se há algo impossível na vida, isto é-o de certeza. Apercebemos o mundo de maneira diferente e sentimos coisas que para eles simplesmente não existem. Acusamos-os e fazemos grandes fitas por tiques, olhares, gestos que eles fizeram sem querer. E se já somos umas chatas de primeiras, há semanas em que nos tornamos infernais.

Maldita TPM. Faz-nos mais sensíveis, mais susceptíveis, mais irritativas com os nervos à flores da pele, faz-nos comer que nem orcas, faz-nos olhar para o espelho e ver-nos gordas, inchadas e com todos os efeitos ampliados, e claro presenteia-nos com dores menstruais. Já não bastava as dores do parto, não?

Às vezes penso que há mulheres com TPM 365 dias por ano. Afinal, este estado neurótico é diário. Sofremos de sintomas pré, intra e pró menstruais. Naquela semana estamos out a 100%, na semana depois estamos a recompor-nos, na semana depois é quando surgem mil e umas coisas para nos dar cado da paciência e na outra, já estamos de pré-aviso para o que aí vem, a acumular gorduras e calorias com um urso a preparar-se para a hibernação. Porra, eu não disse que era cansativo?

Há dias em que adorava ser homem! Dizem que uma vagina abre muitas portas mas não acredito, afinal uma pila torna a vida muito mais calma e simples... E sim, adorava um dia ter um orgasmo masculino, mas isso já não vem ao assunto.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Para amantes de palavras e escrita


Este cantinho deve estar listado entre os mais deprê do mês... Para animar os amantes de leitura, dou-vos a conhecer o Let´s Start a Book Club, um blog recente que conta com a contribuição da Pecansis, da Marianne, e de mais 3 bloggers (que ainda não tive oportunidade de conhecer).

Espero deste novo espaço muitas sugestões de leitura, críticas, passatempos, e muito mais, de modo a regalar os sentidos de todos os amantes de livros.

E não é que também já contribui? Para quem quiser ler a minha apresentação do livro Mein Kampf do Hitler, é só ir lá espreitar! Boas leituras ;)

Quero alento e esperança...


Mais uma semana de trabalho que se inicia, mas não tenho forças para nada. Quando a doença do meu pai nos bateu à porta, tentei abstrair-me ao máximo para não me ir abaixo. Tentei e consegui. Até sábado. Este fim-de-semana foi de espera e desespero. O meu pai teve inúmeras complicações, entre as quais tensão alta (ele já teve um AVC) e grandes hemoragias. O meu coração está pequenino. Estamos a espera dos resultados da biópsia que ditará a retirada da bexiga. E a minha mãe sozinha naquela casa grande sem nada poder fazer, sem ter ninguém com quem desabafar. O Luís tem sido incansável em apoiar-me e dar-me alento.

Pelo menos poderia vir sol para alegrar um bocado o meu dia e o meu ânimo. Estou farta de chuva. A minha pele está sedenta de sol, mesmo. Quero poder usar sandálias, vestidos de verão e livrar-me das botas e casacões. Quero livrar-me de tudo o que me oprime o corpo e a alma...