sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bom fim-de-semana!


Finalmente o fim-de-semana está à porta! Estas semanas custam cada vez mais a passar. Agora, aguardam-me 500 km de estrada até ao meu destino: Vila Flor! São quase 5 horas de viagem para 1 dia e meio de estadia. É cansativo e sabe a pouco. Mas as saudades apertam tanto: são os pais que fazem falta, as nossas conversas, as refeições em família, a lareira, os cheiros, o ar puro, a minha gata mimada, enfim serve para recargar baterias para esta vida stressante na capital.

O problema é que eu e o L. somos do mesmo concelho, mas não da mesma aldeia. Somos de duas aldeias distantes (mais ou menos 10 km) e cada um quer estar em casa dos seus respectivos pais. Às vezes comentamos que era mais fácil se um fosse do Norte e outro do Algarve. Dá sempre lugar a dores de cabeça...

Mas o importante é que é fim-de-semana e que vou direitinha para Vila Flor, é só pôr o carro a trabalhar...


Até segunda!
(* A foto é de Aníbal Gonçalves do blog À descoberta de Vila Flor, tem fotos lindas! Mais uma vez lhe «roubo» uma fotografia. Não deixem de dar uma espreitadela ao blog para conhecer paisagens lindas do concelho)

Dar sangue é Dar vida


Ando a preparar uma reportagem para o Dia Nacional do Dador de Sangue e deparei-me com esta história verídica no site do Instituto Português do Sangue. Tem uma mensagem muito bonita e queria partilhá-la como vocês, porque realmente é fundamnetal Dar Sangue. É um dos maiores gestos solidários que se pode ter para com desconhecidos.

No site, têm lá no canto superior esquerdo uma ferramenta sobre as Reservas de Sangue, que apresenta dados preocupantes. Afinal não há tanto sangue como se pensa...

«Durante a manhã de um dia de meados da década de oitenta, recebo um telefonema de uma pessoa amiga, que me diz:- A minha mãe necessita de receber transfusões de sangue. Como sabes, ela pertence a um grupo de sangue muito raro. Peço-te que me ajudes.
De imediato, contactei pessoas responsáveis pelo serviço de Sangue de um Hospital, colocando-lhes o problema. Responderam-me que dispunham de algumas unidades de sangue do referido grupo sanguíneo.De seguida, trataram-se dos trâmites legais para a transferência do sangue para o local onde se encontrava a doente.
Já noite, o filho que havia feito o pedido, vai visitar a mãe doente que, naquele preciso momento, estava a receber o sangue que corria de uma bolsa para as suas veias, através de um tubo e qual não é o seu espanto e emoção ao ler na referida bolsa o seu nome.Afinal, a sua mãe recebeu o sangue que ele próprio havia generosa e anonimamente doado uns dias antes.»

Nota do editor:
Relato de caso verídico por promotor de dádiva perfeitamente identificado.No início da década oitenta, era prática habitual a inscrição do nome ou iniciais do dador na bolsa de sangue.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sorrir faz bem


A I do "Escrito ao sabor da Pena" atribuiu, a este cantinho, este selo tão alegre. As regras consistem em nomear 7 coisas e 7 blogs que nos fazem sorrir.

E isto não é nada fácil. Primeiro porque tudo o que gosto faz-me sorrir, sou uma pessoa de «sorriso fácil», apesar destes últimos dias andar um bocadinho tristinha. Segundo, porque gostaria de saber como vou eu escolher só 7 blogs quando há tanto que me fazem sorrir, cada um à sua maneira? Bem aqui vai...


As 7 coisas que me fazem sorrir são:

1. O sorriso do meu marido.
2. O meu sobrinho lindo.
3. As brincadeiras do meu pai quando «pica» a minha mãe e que ele se parte a rir sozinho.
4. Nas trovoadas da minha infância (parece-me a mim que já não há trovoadas como antigamente) em Trás-os-Montes quando fica no ar aquele cheirinho a terra molhada.
5. Quando percepciono cheiros da minha infância (Chèvrefeuille e café acabado de moer)
6. Ouvir músicas que mexem comigo
7. Um bom livro


7 blogues que me fazem sorrir:

1. O efeito da borboleta
2. Tatanita nas núvens
3. Jardim da Estrela
4. Espirros
5. Escrito ao sabor da Pena
6. Mibiju
7. Coffee e Flea

E queria também agradecer à MiBiju e à YanomiRei pela atribuição do Prémio Dardos!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

No Carnaval há quem leva a mal...


E eu que, na minha pura inocência, até pensava que vivia numa Democracia. Eis que me deparo com isto, no Público:


«O Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, foi surpreendido ao início da tarde com um fax do Ministério Público no qual era dado um prazo à autarquia para retirar o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do "Monumento", e onde apareciam mulheres nuas no ecrã do portátil.»


Mais um acto de censura evidente do Governo Português: já tivemos pressão aos meios de comunicação social, rusgas antes de manisfestações, agora chegou a era do boicote ao Carnaval.


Oh querido Governo: «No Carnaval ninguém leva a mal». Brincadeiras, sátiras, diga-se. Actos destes nunca deveriam ser permitidos.


Ver mais aqui



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Prémio Dardos


A dona do blog Dicas e Truques (upss não sei o nome dela) atribuiu-me este Prémio. Afinal quase parece que este é um blog a sério!


"O Prémio Dardos reconhece os valores que cada blogueiro mostra cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto na suas letras, na suas palavras."

As regras para este prémio são:
1- aceitar exibir a imagem.

2 - Linkar o blog do qual recebeu o prêmio. http://ddicasetruques.blogspot.com/

3- Escolher 15 blogs para entregar o Prémio Dardos


Assim (sons de tambores), os escolhidos são:
Dicas e Truques (Não podia deixar de retribuir pois o teu blog tem dicas fantásticas e muito úteis)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mas porque será...


... que sempre que me aprimoro mais numa receita porque recebo visitas ou porque quero um jantar especial, o jantar (ou bolo) nunca me sai tão saboroso como no dia-a-dia. E normalmente é uma receita que já repeti várias vezes. Já a minha mãe dizia que sempre que queremos que algo saia melhor, é quando fica pior. Chatice. Também vos acontece o mesmo?

A minha letra G

Ao passar pelo blog da Sara, vi isto e decidir experimentar. São algumas perguntas e a resposta a todas elas deve começar com a primeira letra do nosso nome; não vale inventar nada, tudo tem que existir de verdade. Não me parece nada fácil, principalmente para quem tem um nome começado por «g». Ah, e de preferência as respostas têm que ter a ver conosco. Vamos lá então...

1. Como te chamas? Geraldine

2. Uma palavra de quatro letras: Gato (Adoro!)

3. Um nome masculino: Georges (o nome do meu querido irmão)

4. Um nome feminino: Guida (o nome de uma das minhas melhores amigas)

5. Uma profissão: Gerontólogo (o médico de Gerontologia é assim que se chama?)

6. Uma cor: Grená (cheira-me a brasileiro, mas não me vem mais nada a cabeça) ou Green (uma das minhas cores preferidas)

7. Algo de vestir: Gabardine

8. Uma bebida: Grenadine (uma das bebidas que marcaram a minha infância)

9. Uma comida: Gingimbre (dizem que é afrodisíaco). Grelhados tem mais a ver comigo, pois desde a dieta do colesterol que fazem parte do quotidiano!

10. Algo que encontres na casa de banho: Gesso?! (será no tecto?)

11. Uma cidade: Guarda (do meu coração. 5 anos passados nesta linda cidade deixam muitas saudades)

12. Um motivo de atraso: G... (entre perguiça, comboio atrasado, ronha, insónia, linha verde suspensa... não há nada começado por g, pois não?)

13. Um grito: Guerra!! (de almofada lol)

14. Um cantor: Goo Goo Dolls

Afinal, nem foi muito difícil....

Um cheirinho a primavera...


Com este sol a dar ar de sua graça, deu-me uma saudadinha tão grande de vestidos leves e coloridos, sandálias e mangas curtas... Saudades do verão!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Resumo de um semi fim-de-semana a dois


Este fim-de-semana foi de trabalho para o maridinho. Mas felizmente conseguimos passar algum tempo (de qualidade) juntos. A São Valentim (o primeiro desde casados) foi celebrado no aconchego do lar (nunca gostei de ir jantar fora neste dia). Um jantar romântico à luz das velas (as que sobraram do casamento) e muitos miminhos! Ainda deu para aproveitar o sol e fomos passear para Belém. Isso sim é que é um fim-de-semana à grande! Com muito amor à mistura! Pena é já ser segunda-feira outra vez...


Assassini

Já tinha lido alguns livros sobre os Assassini e sempre adorei tramas sobre conspirações da Igreja. Este livro retrata uma época negra da Igreja: a relação promíscua entre o Vaticano e os nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
«A Irmã Valentine é uma activista que se tornou incómoda para a Igreja.Quando Ben Driskill, advogado e irmão da freira, compreende que a Igreja não quer a investigação da morte, decide levá-la ele a cabo, desenterrando um segredo explosivo: os Assassini, uma irmandade de assassinos secreta e muito antiga, de que os príncipes da Igreja se serviam para proteger os seus interesses. Mas agora, a quem servem os Assassini? E quem os comanda?»
Primeiro, queria dizer que este livro NADA tem a ver com Anjos e Demónios de Dan Brown, como é dito na capa. A essência da narrativa é boa, faz-nos pensar e perguntar «afinal quem é quem?» e faz-nos interligar as descobertas das várias personagens para conseguirmos desvendar o mistério. Mas acho que é muito longo para a história que é. Acho uma narrativa muito parada. Apesar de tudo, aconselho a leitura.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nervos miudinhos...


Hoje é dia de cabeleireiro. Passo semanas a pensar «tenho que ir lá, já não aguento com este cabelo. Está grande e sem jeito». No dia marcado penso que afinal tá bom, que se calhar nem precisava de ser cortar... Tenho sempre medo do resultado. Sinto sempre uma dorzinha de barriga ao ver cair o cabelo ao chão.
O que compensa, é que adoro que me lavem a cabeça. Enfim, adoro que me toquem/ coçem a cabeça. O Luís diz que mais pareço um cachorinho...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Que decepção...


Agora que eu ia encomendar as Cápsulas Variation Caramelo da Nespresso, é que já não há? Eu queria tanto experimentar ... snif snif

Puré mais rápido e limpo


Lá em casa gostamos muito de puré. Mas fazia poucas vezes porque demorava sempre mais do que arroz/massa/ batata e porque implicava sujar sempre mais alguma loiça. Agora resolvi o problema graças a um truque que me ensinaram.

Coze-se as batatas na mesma. Escorrem-se e depois esqueçam o passe-vite (que de vite só tem o nome). Basta usar a batedeira eléctrica na primeira velocidade. Em pouco tempo tem as batatinhas todas esmagadas. Depois é só pôr manteiga, leite e companhia.

A partir de agora o puré vai ter uma presença mais assídua nos nossos jantares. Começou ontem com vitela estufada com cenoura e couve de bruxelas. Estava um mimo ;)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

É mesmo verdade...



Para si, a verdadeira declaração de amor deve ser sempre espontânea e não treinada horas a fio ao espelho. O amor deve sempre ter como base uma forte amizade, até para o ensinar a gostar dos defeitos da outra pessoa

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mais do que revolta, raiva pura



Acabei de ler o resumo não técnico da Avaliação de Impacte Ambiental da Barragem do Tua. Sinto nojo e revolta por estes senhores do Governo, da capital com certeza, que escreverem ironica e maliciosamente este documento. Mais uma vez querem fazer de Trás-os-montes a lixeira de Portugal. Vamos fazer uma barragem, vai ter impactos francamente negativos loco regional mas estes vão ser superados pelas vantagem francamente positivas que vai ter para o país!! Pois é bom para Lisboa e nós é que temos que levar com isso? Não importa a nossa qualidade de vida?! Claro que não, a gentinha trasmontana nunca importou para nada. Ah mas, vai melhor a qualidade do ar. De quem? Onde é que está a poluição naquele fim do mundo??

É um texto tão tendencioso e tão desligado da realidade que por lá se vive. Francamente revoltante. Vão potenciar o turismo? E quem o vai desenvolver este turismo? Os agricultores que vão ficar sem a terra (que nem tem valor orgânico segundo eles)? Os velhos de 70 anos que ficam por lá? Tretas. Tudo o que consta no documento são tretas.

Se Portugal fosse um país a sério, estes projectos nunca passariam da fase de devaneios políticos. Quem fala da barragem, fala por exemplo do acordo ortográfico. Parece que somos todos uns panhonhas! Fod* a nossa identidade cultural, a nossa história, o nosso património e nós deixamos. E os políticos dos concelhos afectados, o que estão a espera para se fazerem ouvir?!

Desculpem este desabafo cru mas estas coisas revoltem-me a sério. Cada vez mais tenho vergonha deste país.

Abençoada TPM



Confesso que não tenho um feitio fácil. Sou impulsiva, rabugenta e arrelio-me com facilidade. Mas o problema é genético ;) Então, quando chegava à semana antes da mentruação, tornava-se impossível. Ai de alguém que me contrariasse (mentira, contrariava-me sozinha).

Mas há dois meses tudo mudou. Dores? Tensão mamária? Enjoos? Má feitio? Onde estão? Desapareceram e deram lugar a uma alteração de humor fora do normal: sou invadida por uma energia e boa disposição dos diabos. Sinto-me alegre, só me rio, canto, danço e não me calo. A noite para me calar o Luís sofre e muito... Francamente até a mim me canso. O único senão é que como como um vaca! Ontem o Luís teve que me tirar literalmente do Pingo Doce, com os olhos tapados. Por onde olhava, dava-me uma vontade voraz de comer: nutella, iogurte de bolacha, beterraba, gelado, brioche. Ai. Acho que foi da nova pílula. Alguém já sentiu o mesmo??

Afinal Sou um Mulher Bem Resolvida!!



É com muito gosto que anuncio que este cantinho recebeu o seu primeiro prémio! Foi entregue pela Sara que costumo visitar muitas vezes.

Já muita gente recebeu este Selo mas decici atribuí-lo a mais algumas mulheres também elas bem resolvidas!

Tita
Buttafly
Tita
Tatanita

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eu não compreendo os humanos...


A natureza humana é por vezes muito complicada de se compreender. E sinceramente, Lisboa mais parece uma selva. Cada vez mais me pergunto como é que esta gentinha foi educada. Ok ok não generalizo. Mas quem anda de transportes públicos todos os dias, que conduz ou simplesmente anda na rua em dias de chuva, depara-se com situações de deixar as pessoas de cabelos de pé! E portanto também fui criada numa cidade tão grande como esta, e as pessoas eram muito mais civilizadas.

Tudo isso porque esta noite o meu vizinho da cave brindou-me com um miminho. Acordada às 2h15 por um barulho estranho e insistente, ficámos de ouvidos alertas a tentar perceber o que era. Afinal foi a Sr.ª de baixo que decidiu aspirar a casa!!! às 2h15 da manhã??!! Será que teve um ataque de sonambulismo? Alzheimer? Cegueira para não ver que o sol se tinha posto a mais de 8 horas? É que depois de aspirar, ainda houve tempo de lavar janelas e companhia!

Juro que não consigo perceber...