quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O tomate

Este é um dos alimentos base da nossa alimentação, mas frequentemente dá-nos algumas dores de cabeça. Alguns truques para limpar manhas de tomate, melhor molhos, etc.

Recipientes Plásticos manchados com molho tomate
Levo todos os dias almoço para o trabalho e tenho alguns tupperwares manchados de tomate, e francamente estão com péssimo aspecto. Dizem que basta embeber uma folha de papel absorvente de óleo vegetal e esfregar. O recipiente plástico voltará a sua cor inicial. Um truque a pôr em prática...

Limpar uma peça de roupa manchada com tomate
Para tal, é necessário embeber a mancha com spay fixador do cabelo. Esfregar bem. Enxaguar com água quente. Estou reticente neste truque mas para quem tem um marido que atrai nódoas, é sempre bom saber.

Para reduzir a acidez de um molho tomate
Acrescentar uma maçã cortada aos bocadinhos...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Socorro!

Ultimamente a minha casa mais parece um campo de refugiados. É tanta roupa suja: é cesto a transbordar, máquina de lavar cheia, tudo a aguardar uns raiozinhos de sol para secar...


Raios parta tanta chuva!!

Nojo e Revolta pela manhã...

Depois de ler isto no blog da Bad girl, é assim que me sinto....

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O fiel Jardineiro


Ao contrário de muita gente, nunca vi o filme. Estava com curiosidade de ler alguma coisa de John Le Carré. Muitas vezes, era referenciado nas capas de outros livros, era como se fosse o mestre do seu género literário. Gostei da história que gira à volta da corrupção em África por parte das empresas farmacêuticas e das estratégias mais sujas de testar novos produtos.
«Nas margens do lago Turkana, no Quénia, um a mulher jovem e bela, Tessa Quayle, é brutalmente assassinada. O seu suposto amante e companheiro de viagem, um médico sul-africano, desapareceu sem deixar rasto. Justin, o marido de Tessa, ambicioso diplomata da Embaixada Britânica em Nairibi, o grande amante da jardinagem, não aceita a versão oficial do crime e empreende, por sua conta e risco, uma busca pessoal em perseguição dos assassinos de sua mulher.»
John Le Carré nunca revela tudo e deixa que o leitor forme as suas próprias opiniões. Acho que estava a espera de mais. É uma história muito gira, bem construída, mas falta-lhe ritmo. Mesmo assim, vou ler outra obra de John Le Carré para ver se me captiva mais, mas em todo o caso vale a pena a leitura.

Mousse Light de Café

Lá em casa só somos dois. Às vezes apetece-nos uma sobremesa mas o chato é que normalmente as receitas são sempre «grandes» e depois estraga-se sempre. Experimentei esta esta semana porque é a dose certa para 2 pessoas e porque adoro sobremesas de café. Gostei imenso do sabor e da textura. Não é nada complicada. A repetir muitas vezes:
  • 1 ovo
  • 200 ml de leite magro
  • 4 colheres de sopa de adoçante em pó
  • 1 colher de sopa de amido de milho (eu não tinha, usei farinha normal)
  • 1 colher de chá de café solúvel
Separe a gema da clara. Num tachinho coloque a gema batida com o adoçante, o café e a maisena e já juntando o leite morno aos poucos e poucos. Leve ao lume até o creme engrossar. Retire e deixe arrefecer. Bata depois a clara em castelo e junte-a cuidadosamente ao preparado anterior. Coloque a mousse em copos ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico algumas horas. Antes de servir regue com um fio de caramelo líquido (upss esqueci-me desta parte e deve ficar mesmo bom com caramelo).

Ai Madeira...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Guerra de Titans



As nossas discussões conseguem sempre esgotar-me. Lá em casa somos dois feitios completamente opostos: eu, impulsiva que diz logo o que tem a dizer e que passado segundos já está tudo bem. Ele, calado, guarda para dentro ou adopta uma postura arrogante. E isso faz-me saltar a tampa. E pronto, é o descalabro. Foi um sábado complicadinho...
Passamos o domingo com um casal amigo, o que acalmou as ideias homicidas. Depois de um bom almoço, fomos conhecer a volta do Saloio. Apesar de estar um tempo ranhoso, gostei imenso. Adorei estar a beira mar. Ele estava bravo. Adoro ver o mar assim. Ouvir aquele som das ondas a bater. Sempre me acalmou imenso. Por isso é que sempre achei mais piada ao mar no inverno do que no verão. Verdade seja dita, vou mais vezes à praia no inverno. A última paragem foi na Boca do Inferno. Um sítio lindo! Adorei!
O descanso passou e começamos uma nova semana. Fui brindada com uma dose extra de mal-estar. A minha sinusite voltou em grande! Enfim, sinto-me como o ursinho: partinha de toda! Quando é que é fim-de-semana outra vez?


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nunca digas nunca...

Anda por aí um desafio do «Eu já» mas ao visitar o blog da Segredo cor de rosa, deparei-me com um que achei mais giro e decidi continuar a corrente:

Eu:
- Nunca visitei nenhum país fora da Europa (mas sonho ir ao Egipto, China, Ilhas gregas, Itália e levar o Luís a Paris)
- Nunca fiz topless
- Nunca andei de mota
- Nunca apanhei uma bebedeira de caixão à cova
- Nunca fui uma pessoa calma
- Nunca copeei durante o curso
- Nunca me achei uma mulher bonita
- Nunca percebi as pessoas hipócritas
- Nunca consegui dar graxa a ninguém
- Nunca fui ao circo
- Nunca tive uma aparelhagem
- Nunca tive relações com uma mulher (um xoxo não vale pois não?)
- Nunca deixei de não dar a minha opinião sincera para agradar aos outros
- Nunca gostei muito de alemães (não sou racista mas penso que isso vem da minha educação)
- Nunca tive muitos amigos (sempre preferi ter poucos mas bons, daquelas amizades para toda a vida!)
- Nunca fiz nenhuma tatuagem ou piercing
- Nunca gostei de «engolir» comprimidos (uma neura muito antiga, um dia conto em pormenor)
- Nunca desisti dos meus sonhos (apesar de já ter sido mais combativa)
- Nunca fui mãe (mas, se deus quiser, um dia hei-de ser)


Certamente que há muitos mais nunca, mas agora não me lembro de mais nenhum....

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desejos...


Com esta chuva a cair, só me apetecia estar a lareira, envolta numa manta quentinha, a saborear um capuchino e um bom livro. E claro, com a melhor das companhias! (a sonhar)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Alegria!!!



Acabei de receber uma notícia que me deixou felicíssima!! A minha amiga do coração vai casar!!! Ai que feliz que estou por ti amiga! Vou estar aí para tudo o que for peciso!

EU QUERO....


... ver este filme! Adorei o livro e tenho muita curiosidade em ver o filme. Eu sei, eu sei que os filmes nunca são tão bons como os livros, mas eu não vou falhar a este. E é uma oportunidade de partilhar com o Luís as minha paixões literárias. Já que ele não é dado a leituras, pelo menos vê os filmes dos livros que mais me marcaram. Foi assim com o Código da Vinci e adorou. Agora é só espera até Maio...

Momentos especiais




Este fim-de-semana passou a correr. Mas valeu a pena. Deu para descansar, dormir muito, passear a beira Tejo enquanto falávamos do futuro. Também houve tempo para muito divertimento com a N. e o E. Fomos jogar Bowling pela primeira vez. Sinceramente estava com medo de fazer figuras tristes. Já andava a sonhar com quedas espalhafatosas! Mas correu tudo lindamente. Demorei a apanhar o jeito mas consegui fazer alguns strikes! Diverti-me imenso mas no final já me doiam os dedinhos...

A noite acabou com uma sessão de cinema lá em casa. Queríamos um bom filme de terror mas saiu-nos um «com muito sangue» como queria o E. O Luís esteve quase a partir a Tv porque o filme ficou sem som. Tadinho do homenzinho do videoclube, deve ter acordado com um calor... Estavámos todos chateados porque pensávamos que o DVD tinha sido mal gravado. Afinal eram os cabos que estavam soltos, upsss.

É bom estar com os amigos, passar momentos divertidos. Preciso urgentemente de comprar uma tolha para a mesa, para os convidar a jantar!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Fio suspenso...

Este livro de contos foi-me oferecido no meu aniversário. Tive curiosidade porque um dos contos «Os Pássaros» inspirou Hitchcok para o seu filme com o mesmo nome.
Gostei muita da escrita de Daphne e Maurier, com um ritmo de narrativa muito grande e que deixa o leitor a «querer saber mais». Mas os finais são decepcionais. Gosto de histórias que ficam ligeiramente em aberto, que nos deixam a pensar no que aconteceu a seguir. Mas aqui, parece que a história fica a meio. Completamente. Como se nos tivessem rasgado as últimas páginas. Ou então assistimos a uma história normal com um final (diga-se, as últimas duas linhas) tirado de um conto de fada barato. Conclusão: Não faz parte da lista de livros que recomendo.

Andívias gratinadas


É um prato que gosto imenso mas que infelizmente faço poucas vezes porque é raro encontrar andívias de qualidade.

Primeiro, cozem-se as andívias em água e sal. Depois de estarem cozidas, escorrê-las bem escorridas num escorredor. Com a ajuda de um pano de cozinha ou papel absolvente espremer as andívias para retirar toda a água. Depois numa panela, colocar óleo e deixar aquecer. Pôr a fritar as andívias ligeiramente, virando-as a miúde. Só para apanhar umas cores. Esta etapa pode não ser feita, para evitar os fritos, mas as andívias ficam melhor. Escorrer.

Para cada andívia, num prato colocar: uma fatia de fiambre e na ponta uma fatia de emmental. Eu substitui-o por metade de uma fatia do queijo normal que compro fatiado. Enrolar a andívia e colocar numa travessa para o forno.

Para o molho (depende da quantidade de andívias, eu faço sempre a olho): bater um ovo. Acrescentar uma colher de café de farinha. Misturar. Azeite q.b. Sal. Pimenta. Um bocadinho de água de cozedura. Um pacote de natas. Misturar tudo e verter por cima das andívias. Depois é só pôr queijo ralado por cima das andívias e levar ao forno até o molho ficar tomado.

* A fotografia foi retirada daqui.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Para que ninguém ouse esquecer-se...


Esta obra é um dos testemunhos únicos de um dos últimos judeus vivos que trabalhou nas câmaras de gás. Estava a espera de um relato mais cru, mais cruel, com revelações únicas. Mas para quem é apaixonada pela época nazi da Alemanha e pelo «Extermínio final», esta seria uma leitura obrigatória. Shlomo Venezia conta somente aquilo que viu e viveu. Uma vida cheia de astúcia e coragem que o fez sobreviver a todas as atrocidades de Auswitch. Para que ninguém esqueça, sempre recorde e que nunca mais volte a acontecer, este livro é um testemunho vivo que toda a gente deveria ler...

Um óptimo ano de 2009 a todos...


... com muita saúde, amor e felicidade!
Para mim o ano começa com a previsão de desemprego em finais de Janeiro...